Espirometria regular não associada a benefícios para asma e/ou DPOC

O propósito deste estudo foi determinar se espirometria com revisão médica regular melhora a qualidade de vida ou outros resultados em saúde entre pacientes com asma ou doença pulmonária obstrutiva crônica (DPOC) conduzido em clínica geral. Consistiu de um experimento controlado e randomizado de um grupo conduzido em 31 clínicas gerais em Melbourne, Austrália durante 2007-2008. Os clínicos recrutaram 305 pacientes adultos que foram receitados medicação inalada 6 meses antes. Os clínicos foram designados aleatoriamente a um dos três grupos: pacientes do Grupo A receberam espirometria durante 3 meses conduzido por um cientista respiratório com resultados retornados para a prática e revisão médica regular; pacientes do Grupo B receberam espirometria somente antes e depois do experimento; e pacientes do Grupo C receberam tratamento comum. O resultado mais importante foi Qualidade de vida, avaliado com o questionário 36-item Short Form (SF-36) Australiano (Inglês) Versão 2 como linha de referência e 3, 6, 9 e 12 meses. O experimento foi realizado por 253 participantes: 79 no Grupo A, 104 no Grupo B, e 70 no Grupo C. A idade média era de 58 anos (abrangendo 18-70 anos), e 167 participantes (66%) eram mulheres.

Não houve mudanças significativas nos pontos do Resumo dos Componentes Mentais e Físicos SF-36 da linha de referência aos 12 meses, ou diferenças significativas entre os grupos quanto à escala ou subescala do SF-36. Também não houve diferenças significativas nos sintomas respiratórios, crises de asma, planos de ação contra asma por escrito, dias perdidos de atividades normais ou utilização de assistência médica.

Os pesquisadores concluíram: "Espirometria durante três meses e revisões médicas regulares por clínicos gerais não estão associadas a nenhuma melhora significativa na qualidade de vida ou outros resultados em saúde para pacientes com asma e/ou DPOC."

Espirometria pode ser uma ferramenta de ajuda para o diagnóstico, mas não para monitoração.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(2):104-109, 19 de julho de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Realizar espirometria e acompanhamento regular melhora resultados em saúde em pacientes de clínica geral com asma ou DPOC? Um experimento controlado e randomizado de um grupo. Michael J Abramson, Rosa L Schattner, Nabil D Sulaiman et al. Correspondência para Michael Abramson: michael.abramson@monash.edu

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: espirometria, regular follow-up, saúde, melhora, clínica geral, asma, DPOC, experimentos controlados e randomizados de um grupo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor, 6 de Agosto de 2010