Dor musculoesqueletal na parede torácica

Síndrome da Parede Torácica (Chest Wall Syndrome) é uma causa comum de dor torácica nos tratamentos primários. Pesquisadores alemães e austríacos empenharam-se em descrever a epidemiologia, características clínicas e prognóstico do CWS. Pacientes com 35 anos de idade e mais velhos que apresentaram dor torácica aos cuidados primários foram submetidos (n=1212). Um painel de referência interdisciplinar independente revisou dados clínicos de cada paciente e decidiu determinar a causa da dor torácica. Análise de regressão multivariável foi realizada para identificar previsores clínicos.

Os autores descobriram: "Clínicos gerais diagnosticaram dor oriunda da parede torácica em 46,6% de todos os pacientes. Na maioria dos pacientes, a dor foi localizada retrosternal (52.0%) e/ou no lado esquerdo (69.2%). No total, 28,0% dos pacientes com CWS mostraram dor persistente e a maioria dos pacientes não reportaram associação temporal de dor (72.3%). No total, 55,4% dos pacientes ainda sentiram dor torácica depois de 6 meses. Uma incisão simples contendo quatro determinantes (tensão muscular, dor lancinante, dor reproduzível por palpação e ausência de tosse) revelam uma área abaixo da curva característica operante de 0,78."

Os autores concluíram: "Esse estudo amplia os conhecimentos sobre características da dor e a precisão do diagnóstico de sinais e sintomas escolhidos para CWS. Uma incisão simples de quatro pontos pode ajudar os clínicos gerais nos exames diagnósticos de pacientes com dor torácica."

Esse estudo torna mais claro as características que distinguem dor musculoesqueletal na parede torácica de outras etiologias de dor torácica.

Para o resumo completo, clique aqui.

Family Practice 27(4):363-369, Agosto de 2010 © 2010 the Author
Síndrome da parede torácica em pacientes de tratamentos primários com dor torácica: apresentação, características associadas e diagnóstico. Stefan Bösner, Annette Becker, Maren Abu Hani, et al.. Correspondência para Stefan Bösner: boesner@staff.uni-marburg.de

Categoria: M. Musculoesqueletal. Palavras-chave: dor torácica, parede torácica, diagnóstico, prevalência, tratamento primário, estudo epidemiológico, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 6 de Agosto de 2010