Habilidade de linguagem receptiva na infância e saúde mental adulta

O objetivo desse estudo realizado por pesquisadores britânicos foi examinar a relação entre as habilidades de linguagem receptiva na infância e os resultados psico-sociais como adulto. O estudo incluiu 6.941 participantes em um Estudo da Coorte de Nascimento representativo nacionalmente. Avaliações de habilidades linguísticas foram realizadas primeiro aos 5 anos de idade. Os participantes foram estudados novamente aos 34 anos para avaliar os resultados psico-sociais e os níveis de saúde mental adulta.
Potenciais fatores de moderação que foram avaliados incluem o ambiente familiar, ajuste individual, e adaptação social na transição para a adolescência.

Os pesquisadores descobriram: “Na primeira infância, membros da coorte com pouca linguagem receptiva experimentaram mais circunstâncias socioeconômicas desvantajosas que os membros da coorte com habilidades linguísticas normais e mostraram maiores problemas de ajuste de comportamento e ajustes psico-sociais na transição para a idade adulta. Aos 34 anos, membros da coorte com poucas habilidades linguísticas na primeira infância reportaram níveis de saúde mental mais baixos que os membros da coorte com linguagem normal. Após ajuste para suporte familiar e experiências de adaptação social, habilidades linguísticas na infância mantiveram um impacto significante e independente na previsão da saúde mental adulta.”

Os pesquisadores concluíram: “Habilidades de linguagem receptiva na primeira infância estão significativamente associadas à saúde mental adulta, assim como ao ajuste psico-social durante a primeira infância e mais tarde na vida. As necessidades das crianças com problemas linguísticos são complexos e demandam provisões precoces e contínuas de suporte e serviços educacionais.”

Este estudo sugere uma ponte entre habilidades de linguagem receptiva na primeira infância e saúde mental adulta, embora causalidade e os benefícios de intervenções precisem ser elucidados.

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Pediatrics 126(1):e73-e80, Julho de 2010 © 2010 American Academy of Pediatrics
Habilidades das crianças com a linguagem e desenvolvimento psico-social: Um estudo contínuo de 29 anos. Ingrid Schoon, Samantha Parsons, Robert Rush, James Law.

Categoria: A. Geral/Não especificada. Palavras-chave: desenvolvimento da linguagem, habilidades de linguagem receptiva, infância, saúde mental, ajuste psico-social, estudo contínuo longitudinal, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 6 de Agosto de 2010