Um indicador de severidade para gastrenterite em crianças

Gastrenterite aguda é uma condição comum na infância, com um amplo alcance de gravidade clínica. Esses esforços canadenses e Norte Americano em avaliar a confiança, validade, e facilidade de uso de um indicador de severidade da gastrenterite, a escala modificada Vesiraki (MVS).
Essa escala, o qual não requer avaliação pessoal, foi usada para avaliar a gravidade global da doença em uma coorte de crianças de 3 meses a 2 anos de idade dirigidas a 11 pronto-atendimentos com gastrenterite aguda. Nesse provável estudo, profissionais da saúde registraram sintomas em casa em um diário e reportaram os resultados por telefone nos 14 dias seguintes ao período de avaliação.

Os autores descobriram: “Um total de 455 crianças participaram, e 415 foram contatadas com sucesso para o período de avaliação posterior. A confiabilidade interna foi aceitável, com índice de Cronbach de 0,59. A gravidade da doença foi correlacionada a cuidados diários e ausências no trabalho. O MVS foi normalmente distribuído, e o resultado da escala não diferiu entre os 11 lugares.”

Os autores concluíram: “O MVS parece medir efetivamente a gravidade global da doença em uma coorte de crianças com gastrenterite aguda. Esses dados apoiam o uso do MVS como um resultado de medidas em futuros testes clínicos.”

Esse estudo sugere a escala modificada Vesikari como uma medida útil para toda a severidade da gastrenterite que poderia ser útil para determinar o curso do tratamento.

Para o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 125(6):e1278-e1285, Junho de 2010 © Copyright American Academy of Pediatrics
Avaliação do Indicador de Severidade da Gastrenterite para uso em pacientes ambulatoriais. Stephen B. Freedman, Mohamed Eltorky, Marc Gorelick, and the Pediatric Emergency Research Canada Gastroenteritis Study Group.

Categoria: D. Digestiva. Palavras-chave: gastrenterite, pediátrico, indicador de severidade, exame, escala modificada Vesiraki, coorte provável, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto 2010