Riscos de mortalidade em sobreviventes de câncer infantil

Sobreviventes de câncer na infância são conhecidos por terem um risco aumentado de mortalidade subsequente, mas os detalhes desse risco são escassos. Pesquisadores britânicos procuraram investigar a mortalidade a longo prazo por causas específicas entre os sobreviventes por 5 anos do câncer infantil. Eles utilizaram o Estudo Britânico de Sobreviventes de Câncer Infantil, um grupo de base populacional de 17.981 sobreviventes de 5 anos. Eles mediram as taxas de mortalidade padronizada (TMPs) e excesso de risco absoluto (ERA).

Os pesquisadores descobriram: "No geral, 3.049 mortes foram observadas, que foi 11 vezes o número esperado (TMP, 10.7). A TMP diminuiu com o acompanhamento, mas ainda era três vezes maior do que o esperado 45 anos após diagnóstico. O ERA para mortes de reincidência caiu de 97 mortes adicionais por 10.000 pessoas-anos de 5 a 14 anos do diagnóstico a 8 mortes extras além de 45 anos do diagnóstico. Em contraste, durante os mesmos períodos de acompanhamento, o ERA para mortes do segundo câncer primário circulatório e as causas de mortes aumentaram de 8 mortes e 2 mortes extras para 58 mortes e 29 mortes extras, respectivamente. Depois de 45 anos do diagnóstico, a recidiva representou 7% do excesso de óbitos observados, enquanto o segundo câncer primário e mortes circulatórias representam 77% juntas. "

Os pesquisadores concluíram: "Entre um grupo de sobreviventes de câncer infantil britânicos, o excesso de mortalidade do segundo câncer primário e doenças do aparelho circulatório continuam a ocorrer depois de 25 anos do diagnóstico."

Este estudo de grupo baseado em uma grande população elucida os riscos permanentes de câncer e doenças cardiovasculares em pacientes sobreviventes de câncer infantil.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(2):172-179, 14 de julho de 2010 © 2010 the American Medical Association
Mortalidade a longo prazo por causa específica entre sobreviventes de Câncer Infantil. Raoul C. Reulen, David L. Winter, Clare Frobisher, et al.

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: câncer, câncer infantil, câncer primário, doença cardiovascular, mortalidade, estudo da coorte baseado em grupo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010.