Em pânico? Ansiedade e eventos cardiovasculares em pacientes com TAG

Investigadores holandeses e americanos avaliaram o efeito do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em eventos cardiovasculares subsequentes em um estudo de grupo prospectivo. Eles também avaliaram a medida em que esta associação é explicada pela gravidade da doença cardíaca e potenciais mediadores comportamentais ou biológicos. Os participantes (n = 1.015) foram recrutados entre setembro de 2000 e dezembro de 2002, das 12 clínicas ambulatoriais em San Francisco Bay Area e foram acompanhados até março de 2009, uma média de 5,6 anos.

Eles descobriram: "Um total de 371 eventos cardiovasculares ocorreram durante 5.711 por pessoas-anos de acompanhamento. A taxa anual ajustada pela idade dos eventos cardiovasculares foi de 9,6% nos 106 participantes com TAG e 6,6% nos 909 participantes sem TAG (significativo). Após o ajuste para as características demográficas, comorbidades (incluindo transtorno depressivo maior), a gravidade da doença cardíaca e uso de medicamentos, o TAG permaneceu associado com uma taxa 62% maior de eventos cardiovasculares (razão perigosa de 1,62). Ajuste adicional para uma variedade de potenciais mediadores comportamentais e biológicos teve pouco efeito sobre essa associação (razão perigosa de 1,74). "

Os autores concluíram: "Em pacientes com doença arterial coronariana (DAC), uma forte associação entre TAG e eventos cardiovasculares foi constatada que não poderia ser explicada pela gravidade da doença, comportamentos de saúde ou mediadores biológicos. Como TAG leva a um prognóstico cardiovascular pior precisa de um estudo mais aprofundado".

Teria sido útil determinar se houve um aumento da mortalidade por todas as causas no grupo com TAG. Talvez eles realmente estejam em pânico ou não.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 67(7):750-758, Julho de 2010 © 2010 to the American Medical Association
Em pânico? Transtorno de Ansiedade Generalizada e Eventos Cardiovasculares em Pacientes Com Doença Arterial Coronária Estável – O Estudo do Coração e da Alma. Elisabeth J. Martens, Peter de Jonge, Beeya Na, Beth E. Cohen, Heather Lett, Mary A. Whooley. Correspondência para Dr. Martens: e.j.martens@uvt.nl

Categoria: P. Psicológico, K. Circulatório. Palavras-chave: transtorno de ansiedade generalizada, doença arterial coronária, eventos cardiovasculares, estudo em grupo prospectivo, journal watch.
Sinose editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010.