Indução do parto para nulíparas com cérvix favorável?

Estes autores dos EUA compararam a duração e complicações do segundo estágio do trabalho de parto entre mulheres em parto induzido e espontâneo. Este foi um estudo de coorte retrospectivo de mulheres com gestação a termo de feto único que chegaram à dilatação completa numa única instituição de 2001 a 2009. A duração do segundo estágio, forma de nascimento e taxas de complicação foram comparados entre mulheres com parto espontâneo e induzido usando análise de sobrevivência, análise univariável, e análises multivariáveis para controle de potenciais elementos de confusão.

Eles descobriram que: "Identificamos 14.727 mulheres que chegaram ao segundo estágio; 3.139 (21,3%) foram induzidas e 11.588 (78,7%) estavam em parto espontâneo. Após ajuste para elementos de confusão (idade materna, índice de massa corporal, uso de epidural, idade gestacional, atendimento por parteira, atendimento em centro de saúde, ano do parto), não houve diferença na duração do segundo estágio ou risco de um segundo estágio prolongado entre as mulheres em parto induzido e espontâneo. Em ambos os grupos, o risco de complicações aumentou com a duração do segundo estágio, incluindo corioamniotite, hemorragia pós-parto, laceração de terceiro ou quarto grau, parto operatório vaginal, e grau de Apgar de quinto minuto abaixo de 7. Entre nulíparas que chegaram a dilatação completa, nossos dados sugerem maiores chances de cesárea (10,9% comparados com 7,2%, OR ajustada 1,32) e hemorragia pós-parto (4,2% comparados com 2,0%, OR ajustada 1,62) com indução. Não houve diferença no modo de nascimento ou taxas de complicações entre multíparas."

Os autores concluíram que: "Dentre as mulheres que chegam a dilatação completa, o parto prossegue de forma semelhante independentemente do status de indução. Nulíparas induzidas podem ter um risco aumentado de hemorragia e cesariana."

O parto espontâneo parece preferível para mulheres nulíparas com cérvix favorável na gestação a termo.

Para o artigo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 116(3): 606-611 Setembro de 2010 © 2010 para a American College of Obstetricians and Gynecologists
Comparing the Second Stage in Induced and Spontaneous Labor. Vanitha Janakiraman, Jeffrey Ecker, Anjali J. Kaimal. Correspondências para Dr. Janakiraman: vjanakiraman@partners.org

Categoria: W. Gravidez, Parto, Planejamento Familiar. Palavras-chave: parto, indução, nulíparas, gestação a termo, estudo de coorte retrospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Pubicado em Global Family Doctor 3 de setembro de 2010