Utilidade de um `cartão de pontuação´ no controle de pacientes com garganta inflamada

O objetivo deste estudo de uma única clínica de família na zona rural de New South Wales, Austrália foi avaliar a utilidade de um cartão de pontuação clínico no controle da inflamação de garganta na clínica geral. O estudo de validação do cartão de pontuação para garganta inflamada com uma cultura de swab de garganta usado como ‘padrão de ouro’. Os pacientes com idades de 5 anos ou acima que apresentassem garganta inflamada como principal sintoma, e que não tivessem se submetido a tratamento com antibiótico nas duas semanas anteriores, foram convidados a participar do estudo. O médico completou um cartão de pontuação para cada paciente participante e fez um swab de garganta para cultura. Pediu-se que os pacientes adultos (acima de 16 anos) completassem um questionário de satisfação do paciente, e pediu-se aos responsáveis pelas crianças (5 anos a menos de 16 anos de idade) que completassem um questionário semelhante para responsáveis.

O cartão de pontuação teve uma sensibilidade de 93,33%, uma especificidade de 63,16%, um valor de previsão positiva de 50% e um valor de previsão negativa de 96%. A sensibilidade é melhor que outros cartões de pontuação para garganta inflamada já publicados, mas com uma especificidade levemente mais baixa. Houve um alto nível de confiança do paciente no cartão de pontuação (85,8% de concordância). Os pacientes também confiaram no julgamento de seus médicos baseado no cartão de pontuação (90,6% de concordância).

Os pesquisadores concluíram que: "Como o cartão de pontuação tem uma alta sensibilidade, mas sensibilidade apenas moderada, isto significa que ele é mais confiável para resultados negativos, isto é, quando o resultado sugere uma infecção viral. Quando o resultado favorece uma inflamação bacteriana de garganta, uma alta sensibilidade pode significar que há um número de falsos positivos. Os clínicos podem confiar em conter o uso de antibióticos quando o cartão de pontuação indica uma infecção viral."

Outra forma possível d reduzir adequadamente o uso de antibióticos.

Para o artigo completo, clique aqui.

Asia Pacific Family Medicine 29 de julho de 2010 © 1999-2010 BioMed Central Ltd
The usefulness of a clinical ‘scorecard’ in managing patients with sore throat in general practice. Tony MO Bakare e Peter Schattner.

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: cartão de pontuação, clínico, controle, garganta inflamada, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicado em Global Family Doctor 3 de setembro de 2010