Palivizumab e infecção por RSV

Na edição de agosto de 2010 da Canadian Family Physician há uma Revisão Clínica intitulada Palivizumab para a prevenção de infecções pelo vírus sincicial respiratório por Alexander L. Rogovik, Bruce Carleton, Alfonso Solimano, e Ran Goldman que asism começa: "O vírus sincicial respiratório (RSV) é a causa mais comum de bronquilite em crianças pequenas no mundo todo, qfetando quase todas as crianças até os 2 anos de idade. A infecção por vírus sincicial respiratório é a razão mais comum para internação em hospital no primeiro ano de vida e é responsável pela maioria das aproximadamente 12.000 hospitalizações por ano em crianças com menos de 2 anos de idade no Canadá… Bebês prematuros nos primeiros 6 meses, crianças com doenças cardíacas ou pulmonares subjacentes nos primeiros 2 anos, crianças imunocomprometidas (particularmente pacientes de transplantes), e bebês saudáveis abaixo de 6 semanas de idade têm os riscos mais altos de infecção grave por RSV. Essas crianças têm grandes chances de estadias prolongadas no hospital, e têm maior probabilidade de exigir internação na unidade de tratamento intensivo (UTI) e de precisar de ventilação mecânica.

"O palivizumab deve ser considerado apenas para bebês mais vulneráveis a enfermidades graves por RSV com grande probabilidade de hospitalização, particularmente nos primeiros 6 meses de vida. O palivizumab não é eficaz no tratamento da doença do RSV e não é aprovado ou recomendado para essa indicação. "

Para a revisão completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 56 (8): 769-772 © 2010 pela The College of Family Physicians of Canada
Palivizumab for the prevention of respiratory syncytial virus infectio. Alexander L. Rogovik, Bruce Carleton, Alfonso Solimano, e Ran Goldman. Correspondências para Ran D. Goldman: rgoldman@cw.bc.ca

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: vírus sincicial respiratório, RSV, palivizumab, prevenção, bebês, alto risco, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 31 de agosto de 2010