Polimorfismos de nucleotídeo único e risco de câncer de mama

Apesar dos avanços da genética, a sua contribuição para o risco do câncer de mama permanece relativamente mal-compreendido para além de algumas mutações proeminentes. Estes pesquisadores britânicos e franceses analisaram o risco de câncer de mama em relação a 14 polimorfismos individuais de nucleotídeo único (SNPs) ligados previamente à doença, e em relação a um grau de risco poligênico. Eles usaram dados de 10.306 mulheres com câncer de mama e de 10.393 mulheres sem câncer de mama que participaram em 2005-2008 de um grande estudo prospectivo de mulheres britânicas. Eles também realizaram uma meta-análise destes resultados e de outros dados publicados.

Os pesquisadores descobriram que: "As razões de chance (ORs) para câncer de mama foram maiores para FGFR2-rs2981582 e TNRC9-rs3803662 e, para estes 2 SNPs, foram significativamente maiores para doença (ER)-positiva de receptor de estrogênio do que para doença ER-negativa, tanto em nossos dados como em meta-análises de todos os dados publicados (ORs agrupadas por alelo para doença ER-positiva vs ER-negativa: 1,30 vs 1,05 para FGFR2, e 1,24 vs 1,12 para TNRC9). A próxima associação mais forte foi para 2q-rs13387042, para o qual a OR por alelo foi significativamente maior para doença bilateral do que unilateral (1,39 vs 1,15) e para tumores lobulares do que ductais (1,35 vs 1,10). A incidência cumulativa estimada de câncer de mama até a idade de 70 anos entre mulheres nos quintos superiores e inferiores de um grau de risco poligênico baseado em 7 SNPs foi de 8,8% e 4,4%, respectivamente. Para doença ER-positiva os riscos correspondentes foram de 7,4% e 3,4%, respectivamente, enquanto para doença ER- negativa foram de 1,4% e 1,0%. Os achados não diferiram materialmente de acordo com o número de SNPs incluídos no modelo de risco poligênico."

Os pesquisadores concluíram que: "O grau de risco poligênico foi substancialmente mais previsível no câncer de mama ER-positivo do que no ER-negativo, particularmente para o risco absoluto."


Este estudo começa a lançar luz no risco genético envolvendo SNPs e diferentes subtipos de câncer de mama.

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 304(4): 426-434, 28 de julho de 2010 © 2010 American Medical Association
Incidence of Breast Cancer and Its Subtypes in Relation to Individual and Multiple Low-Penetrance Genetic Susceptibility Loci. Gillian K. Reeves, Ruth C. Travis, Jane Green, et al.

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: câncer de mama, polimorfismo de nucleotídeo único, SNPs, risco poligênico, receptor de estrogênio, estudo prospectivo e meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 3 de setembro de 2010