Transtorno hipertensivo na gravidez e risco cardiovascular posterior

Os transtornos hipertensivos na gravidez, tais como pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional, foram ligados a um risco aumentado de doença cardiovascular posterior. Estes pesquisadores noruegueses e britânicos testaram se o efeito pode ser atribuído aos fatores que operam na gravidez ou a fatores de risco pré-gravidez. Eles usaram dados longitudinais de 2 ondas consecutivas de um estudo populacional na Noruega, o Estudo de Saúde de Nord-Trøndelag (HUNT), assim como dados do Registro Médico de Nascimentos da Noruega. Eles identificaram 3225 mulheres dos estudos com nascimento de feto único que haviam registrado medições de pressão sanguínea, lipídeos no soro, e índice de massa corporal.

Os pesquisadores relatam que: "Os resultados brutos mostraram que as mulheres que tiveram pré-eclâmpsia ou hipertensão gestacional na gravidez tinham níveis substancialmente mais altos de índice de massa corporal e pressões sanguínea sistólicas e diastólica e lipídeos desfavoráveis se comparadas a outras mulheres. Contudo, após o ajuste para medições pré-gravidez, a diferença no índice de massa corporal foi atenuada em >65%, e a diferença na pressão sanguínea foi atenuada em 50%. Em relação ao colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) e os triglicerídeos, as diferenças entre os grupos foram atenuadas em 40% e 72%, respectivamente."

Os pesquisadores concluíram que: "Estes resultados sugerem que a associação positiva de pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional com fatores de risco cardiovascular pós-gravidez pode ser devida em grande parte a fatores de risco compartilhados pré-gravidez em vez de refletir uma influência direta do transtorno hipertensivo na gravidez."

Este estudo sugere que a ligação entre os transtornos hipertensivos na gravidez e o risco cardiovascular subsequente são em grande parte atribuíveis a fatores de risco pré-gravidez.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 122(6): 579-584, 10 de agosto de 2010 © 2010 American Heart Association, Inc.
Hypertension in Pregnancy and Later Cardiovascular Risk: Common Antecedents?. Pål R. Romundstad, Elisabeth B. Magnussen, George Davey Smith, Lars J. Vatten. Correspondências para Pal Richard Romundstad: paalr@ntnu.no

Categoria: K. Circulatório, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, risco cardiovascular, antecedentes, gravidez, estudo longitudinal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 31 de agosto de 2010