Tratamentos operatórios e não-operatórios para rupturas do manguito rotador

Existem muitas abordagens para o tratamento das rupturas do manguito rotador. Estes autores canadenses conduziram uma revisão sistemática para comparar os benefícios e danos de intervenções operatórias e não-operatórias em respostas clinicamente importantes em adultos com rupturas do manguito rotador. Eles selecionaram estudos controlados e não-controlados que avaliaram tratamentos operatórios e não-operatórios ou reabilitação pós-operatória para adultos com rupturas confirmadas do manguito rotador. Os estudos foram avaliados em duplicata.

Eles descobriram que: "137 estudos se enquadraram nos critérios de eligibilidade. Todos os ensaios tinham alto risco de tendenciosidade. Os estudos de coorte e não-controlados foram de qualidade moderada. As respostas clínicas relatadas não foram diferentes entre reparo aberto e miniaberto, reparo miniaberto versus artroscópico, reparo artroscópico com versus sem acromiplastia, ou fixação de linha única versus de linha dupla. O retorno ao trabalho mais cedo foi relatado para reparo miniaberto versus reparo aberto e para movimento passivo contínuo com fisioterapia versus fisioterapia isolada. Os reparos abertos demonstraram maior melhora na função do que o debridamento artroscópico. As taxas de complicação foram baixas em todas as intervenções.”

Os autores concluíram que: "As evidências quanto à eficácia e danos comparativos de vários tratamentos operatórios e não-operatórios para rupturas do manguito rotador são limitadas e inconclusivas."

Aí está o estado de evidências para esta questão, o que indica necessidade de ensaios clínicos bem-projetados.

Para o artigo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 153(4): 246-255, 17 de agosto de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
Nonoperative and Operative Treatments for Rotator Cuff Tears. Jennifer C. Seida, Claire LeBlanc, Janine R. Schouten, et al. Correspondências para Dr. Seida: jennifer.seida@ualberta.ca

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: rupturas do manguito rotador, cirurgia, respostas funcionais, acromioplastia, fixação, fisioterapia, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 31 de agosto de 2010