Associação entre bebidas suaves artificialmente adocicadas e parto prematuro

Bebidas suaves adoçadas artificialmente são freqüentemente anunciadas como uma alternativa a bebidas adocicadas com açúcar. Entretanto, a segurança dos adoçantes artificiais tem sido disputada, e tem se dado pouco foco às conseqüências da alta ingestão de adoçantes artificiais por mulheres grávidas. Estes autores islandeses e dinamarqueses examinaram a associação entre a ingestão de bebidas suaves adoçadas artificialmente e as adoçadas por açúcar e o parto prematuro em uma prospectiva análise de grupo de 59.334 mulheres no Grupo de Nascimento Nacional Dinamarquês (1996-2002). A ingestão de bebidas suaves foi avaliada no meio da gravidez através de um questionário sobre freqüência alimentar. O parto prematuro (menos que 37 semanas) foi a conseqüência principal. Informações co-variáveis foram avaliadas por entrevistas via telefone.

Eles descobriram que "Há uma associação entre a ingestão de bebidas suaves carbonatadas adocicadas artificialmente e bebidas suaves não carbonatadas e um risco maior de parto prematuro. Em comparação com mulheres que não ingeriram bebidas suaves carbonatadas e adocicados de maneira artificial, a taxa de probabilidade para mulheres que consumiram pelo menos 1 porção de bebidas suaves carbonatadas e adocicadas de maneira artificial era de 1,38. A taxa de probabilidade correspondente para as mulheres que consumiram ao menos 4 porções de bebidas suaves carbonatadas e adocicadas de maneira artificial era de 1,78. A associação foi observada para mulheres em peso normal e em sobrepeso. Um aumento forte no risco foi observado para parto bem prematuro e moderadamente prematuro do que em parto pós-maturo. Nenhuma associação foi observada para bebidas suaves não carbonatadas adocicadas com açúcar.”

Os autores concluíram que “A ingestão diária de bebidas adocicadas artificialmente pode aumentar o risco de um parto prematuro. Precisa-se realizar mais estudos para rejeitar ou confirmar estes achados."

O vasto consumo destas bebidas suaves engrandece a importância de mais pesquisas sobre este assunto.

Para o resumo integral, clique aqui.

Am J Clin Nutr 92(3):626-633, Setembro de 2010 © 2010 para American Society for Clinical Nutrition
Ingestão de bebidas suaves artificialmente adocicadas e o risco de parto prematuro: um estudo prospectivo de grupo em 59.334 mulheres dinamarquesas grávidas. Thorhallur I Halldorsson, Marin Strøm, Sesilje B Petersen e Sjurdur F Olsen.
Correspondências para: Dr. Halldorsson: lur@ssi.dk

Categoria: W. Gravidez, Parto, Planejamento Familiar, T. Palavras-chave: parto prematuro, adoçante artificial, bebidas suaves carbonatadas, estudo de grupo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 7 de setembro de 2010