Um ensaio clínico randomizado de tai chi para a fibromialgia

Estes autores dos Estados Unidos realizaram um ensaio clínico simples-cego, randomizado do clássico Tai Chi estilo Yang em comparação a uma intervenção de controle que consiste em bem-estar, educação e alongamento para o tratamento da fibromialgia (definida pelo Colégio Americano de Reumatologia 1990 critérios). As sessões duraram 60 minutos cada e foram realizadas duas vezes por semana durante 12 semanas para cada um dos gupos de estudo. O desfecho primário foi uma mudança na pontuação do Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQ) (variando de 0 a 100, com pontuações mais elevadas indicando sintomas mais graves) no final de 12 semanas. Os desfechos secundários incluíram contagens de síntese sobre os componentes físicos e mentais da Pesquisa de Saúde do Estudo de Resultados Médicos 36 (SF-36) Todas as avaliações foram repetidas após 24 semanas para testar a durabilidade das respostas.

Eles descobriram que “Dos 66 pacientes randomizados, 33 no grupo tai chi tiveram melhorias clinicamente significativas na pontuação total do FIQ e na qualidade de vida. A média da pontuação do FIQ basal e 12 semanas para o grupo de Tai Chi foi 62,9 e 35,1, respectivamente, contra 68,0 e 58,6, respectivamente, para o grupo de controle (significante). O correspondente da pontuação do componente físico do SF-36 foi 28.5 e 37.0 para o grupo tai chi contra 28.0 e 29.4 para o grupo de controle (significante), e a pontuação do componente mental foi 42.6 e 50.3 para o grupo tai chi contra 37.8 e 39.4 para o grupo de controle (significante). As melhorias foram mantidas em 24 semanas (significante). Não foram observados efeitos adversos.”

Os autores concluíram que "Tai chi pode ser um tratamento eficiente para a fibromialgia e merece um estudo a longo prazo nas populações de estudo maior."

Aqui está a evidência para recomendar Tai Chi para pacientes com fibromialgia.

Para o resumo integral, clique aqui.

N Engl J Med 363:743-754, 19 de agosto 2010 © 2010 para Massachusetts Medical Society
Um Ensaio Clínico Randomizado de Tai Chi para Fibromialgia. Chenchen Wang, Christopher H. Schmid, Ramel Rones, et al. Correspondências para Dr. Wang: cwang2@tuftsmedicalcenter.org

Categoria: M. Musculoskeletal. Palavras-chave: tai chi, fibromialgia, qualidade de vida, ensaio clínico randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 7 de setembro de 2010