A paroxetina causa defeitos congênitos cardiológicos

Em agosto de 2010, a edição do Canadian Family Physician é uma Revisão clínica intitulada Utilização de Paroxetina durante a gravidez e o aumento dos riscos de defeitos cardíacos: Avaliando a evidência por Adrienne Einarson que começa: " No outono de 2005, GlaxoSmithKline publicou um estou em seu website, com os resultados que indicaram que bebês expostos à paroxetina podem estar com maior risco de malformações congênitas, em particular defeitos cardiovasculares. Este estudo baseou-se em resultados de 815 bebês, e a referida incidência de malformações cardiovasculares (não especificada em termos de gravidade) foi 2% em comparação a 1% no grupo de comparação. Os dados foram mais tarde reanalisados e ajustados para 1,5% no grupo exposto. Além disso, os resultados de um estudo caso-controle da Suécia que também incluiu 815 exposições à paroxetina no início da gravidez, indicaram um aumento do risco (também 2%) de defeitos cardiovasculares de tipos relativamente leves após uso materno de paroxetina . Um outro estudo pequeno, publicado apenas em forma abstrata, completou a evidência disponível no momento. Estes dados preliminares levaram a Health Canada a emitir um alerta, que até a data não tinha sido revisada apesar do crescente número de estudos que têm sido publicados nos últimos 5 anos.

"Defeitos cardíacos são relativamente comuns na população, como aproximadamente 1 em cada 100 bebês, nascerão com um, independentemente da exposição. Na ausência de ensaios clínicos randomizados, projetos de estudos observacionais (ou seja, relatos de casos, séries de casos, estudos de coorte, estudos de caso-controle aninhado, estudos de banco de dados administrativos, e meta-análises) são atualmente utilizados para estudar a segurança de medicamentos durante a gravidez, todos os itens acima possuem pontos fortes e limitações . No entanto, o acúmulo de evidências de diferentes tipos de estudo não indica que a paroxetina está associada a um aumento de riscos de defeitos cardíacos. Muitos médicos de família são chamados hoje para prescrever antidepressivos, e, na ausência de melhores orientações práticas, esta informação baseada em evidências podem ser úteis quando se discute com suas pacientes grávidas e deprimidas os riscos e benefícios de tomar paroxetina durante a gravidez.”

Para resumo integral, clique aqui.

Canadian Family Physician © 2010 pelo College of Family Physicians of Canada
Utilização de Paroxetina durante a gravidez e o aumento dos riscos de defeitos cardíacos: Avaliando a evidência. Adrienne Einarson.

Categoria: K. Circulatório, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: paroxetina, gravidez, depressão, ansiedade, defeito de nascença, malformações cardiológicas, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Postado em Global Family Doctor em 7 de setembro de 2010