O teor alcoólico da cerveja é ruim para a pele

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação independente entre o consumo de álcool e o risco de desenvolver psoríase e para determinar se esse risco está associado com diferentes tipos de bebidas alcoólicas. Consistiu de um estudo prospectivo de enfermeiras que foram acompanhadas de 1991 a 2005. A população de estudo incluiu 82.869 mulheres que relataram a quantidade e o tipo de consumo de álcool em questionários bienais. Os participantes com histórico de psoríase antes de 1991 foram excluídos. Houve 1.150 casos de psoríase incidente, 1.069 dos quais foram utilizados para análise.

Comparado com as mulheres que não bebem álcool, o risco relativo (RR) de psoríase foi de 1,72 para um consumo de álcool de 2,3 bebidas por semana ou mais. Quando examinados pelo tipo de bebida alcoólica, havia uma associação entre psoríase e consumo de cerveja comum (RR para maior ou igual a 5 doses por semana); cerveja light, vinho tinto, vinho branco e licor não foram significativamente associados com o risco de psoríase. A associação com a ingestão de cerveja comum se tornou mais forte em um subconjunto dos casos de psoríase confirmado (RR para maior ou igual a 5 bebidas por semana, 2,29).

Os pesquisadores concluíram: "O consumo de cerveja comum está associado a um aumento de risco de desenvolver psoríase entre as mulheres. Outras bebidas alcoólicas não aumentam o risco de psoríase neste estudo."

Espero que o título tenha chamado sua atenção. Talvez as mulheres com psoríase são ‘orientadas’ a beber. E quanto aos homens?

Para resumo integral, clique aqui.

Arch Dermatol publicado online em 16 de agosto de 2010 © 2010 Associação Médica Americana
Consumo de Álcool e Incidentes de Riscos de Psoríase em Mulheres dos Estados Unidos Um Estudo Prospectivo. Abrar A. Qureshi, Patrick L. Dominguez, Hyon K. Choi, Jiali Han e Gary Curhan.

Categoria: P. Pele. Palavras-chave: álcool, risco, psoríase, mulher, estudo prospectivo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 10 de setembro de 2010