Fortificação obrigatória do pão aumenta iodo para gestantes e mulheres pós-parto

A carência de iodo ressurgiu na Austrália. Grávidas e mulheres que amamentam necessitam de maior ingestão de iodo (estimativa média de requisitos: 160 ìg por dia e 190 ìg por dia) do que as mulheres não-grávidas (100 ìg por dia) porque o iodo é fundamental para o desenvolvimento infantil precoce. Recentes análises de iodo de alimentos da Austrália foram combinadas com a o consumo de alimentos essenciais para estimar a ingestão de iodo antes e após a fortificação de 665 grávidas, 432 mulheres puérperas de zero a seis meses, 467 mulheres puérperas de sete a 12 meses e 7.324 mulheres não-grávidas. Diferenças no consumo de iodo médio entre estes grupos eram projetadas em estimativas da Pesquisa Nacional de Nutrição do total de consumo do iodo de mulheres em idade fértil.

As mulheres grávidas e puérperas relataram comer mais pão do que as mulheres não-grávidas. Os consumos médios de iodo (ìg por dia antes ou depois da fortificação) dos alimentos essenciais foram maiores em mulheres grávidas (78 contra 124), 0-6 meses após o parto (75 contra 123) e 7-12 meses após o parto (71 contra 117) do que em mulheres não-grávidas (65 contra 103).

Os pesquisadores concluíram: "O consumo de iodo atual está bem abaixo das recomendações dietéticas. O impacto da fortificação de iodo de pão seria maior para as mulheres grávidas e puérperas do que foi estimado anteriormente usando consumo da população geral, mas as estratégias adicionais para aumentar a ingestão por estes grupos ainda são necessárias."

É difícil saber a generalização deste estudo sem conhecer as condições locais. Também não sabemos se esses números estão ligados a resultados adversos ou melhores dentro da Austrália.

Para resumo integral, clique aqui.

J Epidemiol Community Health publicado online em 13 de agosto de 2010 © 2010 pelo BMJ Publishing Group Ltd
Estimando o impacto da forticação obrigatória dos pães com iodo em mulheres grávidas e puérperas. Dorothy Mackerras, Jennifer Powers, Julie Boorman, Deborah Loxton e Graham G Giles. Correspondências para Dorothy Mackerras: dorothy.mackerras@foodstandards.gov.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez/Parto/Família. Palavras-chave: iodo, pão, fortificação, obrigatório, grávida, pós-parto, estudo coorte, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 10 de setembro de 2010