Diagnóstico e tratamento do diabetes mellitus gestacional

Na edição de julho de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Diagnóstico e tratamento do diabetes mellitus gestacional por David C Serlin e Robert W Lash que assim começa: " O diabetes gestacional ocorre em 5 a 9 por cento das gravidezes nos Estados Unidos e vem crescendo em prevalência. É uma entidade controversa, com diretrizes e protocolos de tratamento conflitantes. Estudos recentes mostram que o diagnóstico e tratamento desse distúrbio têm efeitos benéficos nos desfechos maternos e neonatais, incluindo taxas reduzidas de distocia do ombro, fraturas, paralisias de nervo e hipoglicemia neonatal. O diagnóstico é feito usando-se um modelo sequencial de triagem universal com um teste de desafio de 50g de glicose em uma hora, seguido por um teste diagnóstico de tolerância a 100g de glicose oral em três horas para mulheres com teste de triagem positivo.

"O tratamento consiste no monitoramento da glicose, modificações dietárias, exercícios e, quando necessária, farmacoterapia para manter a euglicemia. A terapia com insulina é o esteio do tratamento, embora a glibenclamida e a metformina possam vir a ser mais largamente empregadas. Nas mulheres que recebem farmacoterapia, a testagem anteparto com índices de cardiotocografia e fluido amniótico a partir do início do terceiro trimestre é geralmente usada para monitorar o bem-estar fetal. O método e momento do parto são controversos. Mulheres com diabetes gestacional sofrem de alto risco de desenvolvimento subsequente de diabetes tipo 2. Modificações no estilo de vida devem, portanto, ser incentivadas, assim como triagem frequente para diabetes. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 80(1):57-62 © 2009 pela American Academy of Family Physicians
Diagnóstico e gerenciamento de diabetes mellitus gestacional. David C Serlin e Robert W Lash. Correspondências para David Serlin: dserlin@med.umich.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez/Parto/Planejamento Familiar Palavras-chave: diagnóstico, tratamento, diabetes mellitus, gestacional, revisão clínica.
Sinopse editada por
Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor em 17 de setembro de 2010