Tempo em posição sentada relacionado à mortalidade total

A epidemia de obesidade é atribuída em parte à redução na atividade física. As evidências apóiam que a redução do tempo em posição sentada, independente de atividade, pode melhorar as consequências metabólicas da obesidade. Foram conduzidas análises num grande estudo prospectivo de adultos dos EUA recrutados pela American Cancer Society para examinar o tempo de lazer gasto na posição sentada e a atividade física em relação à mortalidade. O tempo na posição sentada e a atividade física foram indagados por questionário a 53.440 homens e 69.776 mulheres livres de doenças no recrutamento. Os pesquisadores identificaram 11.307 mortes em homens e 7.923 mortes em mulheres durante os 14 anos de acompanhamento.

Após ajuste para tabagismo, índice de massa corporal e outros fatores, o tempo na posição sentada (6 ou mais vs menos de 3 horas/dia) foi associado à mortalidade tanto nas mulheres (risco relativo = 1,34) como nos homens (risco relativo = 1,17). Os riscos relativos para a posição sentada (6 ou mais horas/dia) e para atividade física (menos de 24,5 horas de equivalente metabólico (MET)/semana) combinados foram de 1,94 para mulheres e 1,48 para homens, comparados àqueles com o menor tempo na posição sentada e a maior atividade. As associações foram maiores para mortalidade por doença cardiovascular. O tempo na posição sentada foi associado de forma independente à mortalidade total, independentemente do nível de atividade física.

Os pesquisadores concluíram que: "As mensagens de saúde pública deveriam incluir manter-se fisicamente ativo e a redução do tempo na posição sentada."

Isto foi feito através de questionário e tem potenciais elementos de confusão.

Para o resumo completo, clique aqui.

American Journal of Epidemiology 172(4):419-429 publicado online em 22 de julho de 2010 © 2010 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health
Tempo Gasto na Posição Sentada em Relação à Mortalidade Total em um Coorte Prospectivo dos Adultos Americanos. Alpa V. Patel, Leslie Bernstein, Anusila Deka et al. Correspondências para Alpa Patel: alpa.patel@cancer.org

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: mortalidade, atividade motora, estilo de vida sedentário, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 17 de setembro de 2010