Sacarose oral pode não fornecer analgesia eficaz em recém-nascidos

Muitos bebês internados em hospital são submetidos a repetidos procedimentos invasivos. Frequentemente é dada sacarose oral para aliviar a dor dos procedimentos nos recém-nascidos com base no seu efeito nas pontuações comportamentais e psicológicas da dor. Os pesquisadores do Reino Unido avaliaram se a administração da sacarose reduz a atividade cerebral e medular relativa à dor após um procedimento agudo nocivo em bebês recém-nascidos. Neste estudo duplo-cego, randomizado e controlado, 59 bebês recém-nascidos no University College Hospital (Londres, Reino Unido) foram assinalados aleatoriamente para receberem 0,5 mL de solução de sacarose a 24% ou 0,5 mL de água esterilizada 2 min antes de serem submetidos a punção de calcanhar clinicamente necessária. 29 bebês foram assinalados para receberem sacarose e 30 para receberem água esterilizada; 20 e 24 bebês, respectivamente, foram incluídos na análise de medição de desfecho primário.

A atividade cerebral nociceptiva após a punção de calcanhar nociva não diferiu significativamente entre os bebês que receberam sacarose e aqueles que receberam água esterilizada (sacarose: média de 0,10; água esterilizada: média de 0,08). Não foi registrada diferença significativa entre os grupos de sacarose e água esterilizada na magnitude ou latência do reflexo medular nociceptivo de retirada registrado a partir do bíceps femoral da perna estimulada. A pontuação de dor observacional (PIPP) foi significativamente mais baixa nos bebês que receberam sacarose do que naqueles que receberam água esterilizada (média de 5,8 vs 8,5) e um número significativamente maior de bebês não apresentou mudança de expressão facial após a administração de sacarose (35% vs 0%).

Os pesquisadores concluíram que: "Nossos dados sugerem que a sacarose oral não afeta significativamente a atividade nos circuitos nociceptivos do cérebro ou da medula do recém-nascido, e portanto pode não ser um analgésico eficaz. A capacidade da sacarose de reduzir pontuações clínicas observacionais após eventos nocivos em bebês recém-nascidos não deveria ser interpretada como alívio da dor."

Uma conclusão sensata, mas para onde ir a partir daqui? O que seria uma medida de dor em bebês?

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 1º de setembro de 2010 © 2010 Elsevier Limited
Sacarose oral como uma droga analgésica para dor de procedimento em recém-nascidos: uma tentatva controlada randomizada. Rebeccah Slater, Laura Cornelissen, Lorenzo Fabrizi et al. Correspondências para Rebeccah Slater: r.slater@ucl.ac.uk

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: oral, sacarose, analgésico, procedimento, dor, recém-nascido, bebês, estudo duplo-cego randomizado controlado, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em17 de setembro de 2010