Dúvidas sobre a qualidade dos medicamentos comprados em sites de farmácias

Os fármacos adquiridos via Internet são frequentemente considerados suspeitos. A Organização Mundial da Saúde relata que fármacos de sites que não revelam endereço físico são falsificados em mais de 50 por cento dos casos; a U.S. Food and Drug Administration (FDA) trabalha com a Associação Nacional de Conselhos de Farmácias (NABP) para atualizar regularmente uma lista de sites que provavelmente vendem fármacos ilegais ou de qualidade questionável. Este estudo por pesquisadores dos EUA examina a compra de medicamentos pela Internet, comparando as vendas de cinco medicamentos populares dentre uma seleção de sites estratificados pela NABP ou outras classificações. Os medicamentos foram avaliados por preço, condições de compra, e qualidade básica. Os preços e condições de compra variaram amplamente. Alguns sites anunciavam pílulas individuais enquanto outros permitiam apenas a compra de grandes quantidades. Nem todos os sites entregaram os fármacos exatos encomendados, alguns não entregaram fármaco algum; muitos sites enviaram as mercadorias de várias localidades internacionais, e de locais diferentes dos anunciados nos sites. Todas as amostras de fármaco foram testadas em comparação com formulações de marcas aprovadas nos EUA usando-se espectrometria de Raman.

Muitos (17) sites substituíram os medicamentos, frequentemente por formulações diferentes das marcas pedidas. Esses medicamentos, alguns dos quais eram provavelmente genéricos ou talvez versões não-bioequivalentes, não puderam ser avaliados de forma precisa. Dos medicamentos que puderam ser avaliados, nenhum dos provenientes de sites "aprovados", "dentro da lei" ou "não recomendados" falhou (0 de 86), enquanto 8,6% (3 de 35) dos sites "altamente não recomendados" e não-identificáveis falharam.

Os pesquisadores concluíram que: "Dos fármacos que puderam ser avaliados, todos exceto o Viagra passaram no teste de espectrometria. Daqueles que fracassaram, poucos puderam ser identificados seja pelo país de fabricação listado na embalagem, seja pela localização física do site da farmácia. Se confirmado por estudos futuros em outras amostras de medicamentos, os consumidores dos EUA deveriam ser capazes de reduzir seu risco ao confiar apenas em listas de recomendação de agências de credenciamento e ao usar o bom-senso ao examinar embalagens e pílulas."

Esta é uma área em que os controles podem ser de grande benefício.

Para o resumo completo, clique aqui.

PLoS ONE 5(8):e12199 13 de agosto de 2010 © 2010 Bate, Hess
Acessando Qualidade de Medicamentos em Site Farmacêuticos: Mais Seguro do que Você Acha?.
Roger Bate e Kimberly Hess. Correspondências para Roger Bate: RBate@aei.org

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: site, farmácia, fármaco, qualidade, análises de sites, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 17 de setembro de 2010.