Cirurgia profilática e risco de câncer nos portadores de BRCA1 e BRCA2

As mutações BRCA1 e BRCA2 representam um risco marcadamente aumentado de cânceres de mama e ovário em portadoras. A mastectomia profilática e a salpingo-ooforectomia são escolhidas para algumas dessas pacientes para reduzir seus riscos de câncer de mama e ovário. Esses pesquisadores dos EUA e da Europa realizaram um estudo de coorte prospectivo e em vários centros entre mulheres com as mutações BRCA1 ou BRCA2 (n=2482). O estudo foi conduzido em 22 centros clínicos e de pesquisa genética na Europa e na América do Norte para avaliar a relação entre a mastectomia ou salpingo-ooforectomia de redução de riscos com as respostas do câncer.

Os pesquisadores descobriram que: "Não foram diagnosticados cânceres de mama nas 247 mulheres com mastectomia de redução de risco comparadas a 98 mulheres dentre 1372 diagnosticadas com câncer de mama e que não fizeram mastectomia de redução de risco. Comparadas às mulheres que não se submeteram a salpingo-ooforectomia de redução de risco, as mulheres que se submeteram à cirurgia tiveram menor risco de câncer de ovário, inclusive aquelas com câncer de mama anterior (6% vs 1%, respectivamente, taxa de risco {HR} 0,14) e aquelas sem câncer de mama anterior (6% vs 2%, HR 0,28), e menor risco de primeiro diagnóstico de câncer de mama entre as portadoras da mutação BRCA1 (20% vs 14%, HR, 0,63) e portadoras da mutação BRCA2 (23% vs 7%, HR 0,36). Comparadas às mulheres que não se submeteram a salpingo-ooforectomia de redução de risco, e se submeter à cirurgia foi associado a menor mortalidade por todas as causas (10% vs 3%, HR 0,40), mortalidade específica por câncer de mama (6% vs 2%, HR 0,44), e mortalidade específica por câncer de ovário (3% vs 0.4%, HR 0,21)."

Os pesquisadores concluíram que: "Dentre um coorte de mulheres com as mutações BRCA1 e BRCA2, o uso de mastectomia de redução de risco foi associado a menor risco de câncer de mama. A salpingo-ooforectomia de redução de risco foi associada a menor risco de câncer de ovário, primeiro diagnóstico de câncer de mama, mortalidade por todas as causas, mortalidade específica por câncer de mama, e mortalidade específica por câncer de ovário."

Ainda que talvez não para todos, este estudo demonstra e quantifica um beneficiamento no risco de câncer com mastectomia e/ou salpingo-ooforectomia profiláticas nas portadoras BRCA1 e BRCA2.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(9:967-975, 1º de setembro de 2010 © 2010 American Medical Association
Associação de Cirurgia de Redução de Risco nos Portadores de BRCA1 e BRCA2 Com Risco de Câncer e Mortalidade. Susan M. Domchek, Tara M. Friebel, Christian F. Singer, et al.

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: mastectomia, salpingo-ooforectomia, BRCA1, BRCA2, câncer, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 17 de setembro de 2010