Exercício e risco cardiovascular em vários grupos etários, de gênero e étnicos

Na edição de 17 de agosto de 2010 da Circulation há uma Revisão Clínica intitulada Atividade Física e Saúde Cardiovascular: Lições Aprendidas a partir de Estudos Epidemiológicos por Idade, Gênero e Raça/Etnia por Eric J. Shiroma, I-Min Lee que assim começa: "Há evidências substanciais para indicar que indivíduos fisicamente ativos têm taxas mais baixas de CHD e CVD. Esta revisão resume os dados que defendem essa asserção e se baseia principalmente na revisão de evidências sistemáticas por trás das Diretrizes de 2008, suplementada por 4 estudos recentes publicados após a revisão. Embora todos os dados discutidos nesta revisão venham de estudos epidemiológicos observacionais que não podem provar causa e efeito, muitos mecanismos biológicos plausíveis demonstrados em ensaios clínicos randomizados (discutidos em outros artigos nesta revisão) defendem fortemente uma relação causal. Os indivíduos mais ativos, comparados aos menos ativos, têm uma redução de risco de 30% a 40%.

"De interesse específico nesta revisão é se a relação inversa está presente em grupos etários, de gênero e raciais/étnicos. Os dados disponíveis indicam que a relação se mantém para indivíduos mais jovens e mais velhos, mas os dados disponíveis para indivíduos com 80 anos de idade são limitados. Quanto ao gênero, há evidências substanciais que indicam que a mesma associação inversa existe nas mulheres assim como nos homens, e há dados que sugerem que a magnitude da associação pode ser ainda mais pronunciada entre as mulheres. Com respeito aos grupos raciais/étnicos, há poucos dados sobre populações não-brancas, mas os dados disponíveis indicam que a associação inversa também está presente em diferentes grupos étnicos/raciais. Esta revisão examinou também as relações de dose-resposta entre a atividade física e o risco de CHD/CVD. Está claro que o aumento na quantidade de atividade física está associado a reduções adicionais no risco tanto em homens quanto em mulheres, embora o formato da curva de dose-resposta não esteja bem definido. Devido à heterogeneidade dos dados coletados e analisados em estudos sobre atividades físicas, é menos claro o que especificamente constitui quantidades "moderadas" ou "altas" de atividade física. Os dados disponíveis, contudo, são consistentes com as diretrizes federais de 2008 para atividades físicas que demandam pelo menos 150 min/trabalho de atividade física aeróbica moderada ou 75 min/trabalho de atividade física aeróbica vigorosa e que afirma que os benefícios adicionais ocorrem com 300 min/trabalho de atividade física aeróbica moderada ou 150 min/trabalho de atividade física aeróbica vigorosa. "

Para a revisão completa, clique aqui.

Circulation 122(7):743-752 © 2010 American Heart Association, Inc.
Atividade Física e Saúde Cardiovascular: Lissões Aprendidas Com Estudos Epidemiológicos Através da Idade, Gênero, e Raça/Etnia. Eric J. Shiroma, I-Min Lee. Correspondências para I-Min Lee: ilee@rics.bwh.harvard.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: exercício, atividade física, risco cardiovascualr, idade, gênero, etnia, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor em 14 de setembro de 2010