O estresse é arritmogênico na síndrome do QT longo hereditária?

Esses pesquisadores finlandeses examinaram se eventos estressantes e estresse mental prolongado estão associados a eventos arrítmicos em pacientes com síndrome do QT longo (LQTS) hereditária. Os participantes (n=566) tinham uma mutação molecularmente estabelecida do canal KCNQ1, KCNH2 ou SCN5A (LQT1, LQT2 e LQT3 respectivamente). O grupo de controle consistiu em 614 parentes não-afetados dos pacientes. Os eventos estressantes e o estresse mental prolongado foram indexados por exaustão vital (VE) medida pelo Questionário de Maastricht.

Os pesquisadores descobriram que: "A análise de regressão de logística multinomial incluindo pacientes com LQTS com e sem eventos arrítmicos e os indivíduos de controle mostrou uma associação ajustada por idade e sexo de eventos estressantes OR=1,15 e VE (OR=3,33) com status sintomático da LQTS. Os pacientes sintomáticos com LQTS experimentaram mais eventos estressantes (OR=1,16) e seu nível de VE (OR=3,40) foi mais de três vezes maior entre os pacientes com LQTS com eventos arrítmicos do que em portadores assintomáticos da mutação da LQTS. A associação entre eventos estressantes e eventos arrítmicos foi independente de idade, sexo, medicação especialmente focada e subtipo de LQTS."

Os pesquisadores concluíram que: "Um histórico de eventos estressantes e estresse mental prolongado está associado a eventos arrítmicos na LQTS nesta grande amostra de pacientes molecularmente definidos com LQTS. É importante para estudos futuros avaliar o quão fortes são esses fatores de predisposição para eventos arrítmicos na LQTS."

Esse estudo sugere que o estresse mental prolongado pode ser arritmogênico em pacientes com síndrome do QT longo hereditária, mas são necessárias mais pesquisas.

Para o resumo completo, clique aqui.

Heart 96(16):1281-1286, 1º de agosto de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & British Cardiovascular Society
Uma história de enventos da vida estressantes, estresse mental prolongado e eventos arrítmicos na síndrome do QT longo hereditária. T Hintsa, S Puttonen, L Toivonen, K Kontula, H Swan, L Keltikangas- Järvinen. Correspondências para: Taina Hintsa: taina.hintsa@helsinki.fi

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: síndrome do QT longo, LQTS, estresse, exaustão vital, arritmia, estudo de caso-controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 14 de setembro de 2010