Treinamento aeróbico para função cardíaca limitada entre adolescentes obesos

Esses autores noruegueses mediram a função cardíaca antes e depois de 3 meses de treinamento aeróbico com intervalos em 10 adolescentes obesos comparando os achados àqueles de contrapartes magras. Os adolescentes obesos foram referidos a partir da clínica geral ao Hospital Universitário, e o grupo de controle foi recrutado de 2 escolas. A idade média dos participantes foi de 14,8; índice de massa corporal médio de 33,5. A intervenção consistiu de treinamento aeróbico com intervalos (4 x 4 minutos a 90% da frequência cardíaca máxima, 40 minutos de treinamento no total) duas vezes por semana durante 13 semanas entre os adolescentes obesos, enquanto suas contrapartes magras realizaram apenas os testes.

Eles descobriram que: "O consume máximo de oxigênio foi 41,4% mais baixo entre os adolescentes obesos comparados com suas contrapartes magras, mas o consumo máximo de oxigênio aumentou em 8,6% (significativo) após a intervenção. Os adolescentes obesos tiveram inicialmente volumes diastólico final e de batida do ventrículo esquerdo 7,8% e 14,5% mais baixos, redução de 21,3% na taxa global de deformação e de 16,3% na taxa de deformação, reduzida excursão sistólica do anel mitral e velocidade de tecido sistólico/diastólico, maior tempo de relaxamento isovolumétrico, e maior tempo de desaceleração comparados aos das contrapartes magras. Não foi observada diferença entre os grupos após a intervenção. O treinamento aeróbico com intervalos aumentou a fração de ejeção mas foi menor comparado às contrapartes magras. O treinamento aeróbico com intervalos reduziu o conteúdo de gordura em 2,0% (significativo) entre os adolescentes obesos."

Os autores concluíram que: "O treinamento aeróbico com intervalos quase restaurou a função cardíaca sistólica e diastólica limitada entre adolescentes obesos quando comparados a contrapartes magras. Estes resultados podem ter implicações em futuros programas de tratamento para adolescentes obesos."

Este estudo defende o exercício como tratamento adjunto da obesidade em adolescentes.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 164(9):852-859, Setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Função Cardíaca Limitada Entre Adolescentes Obesos – O Efeito do Treinamento de Intervalos Aeróbicos. Charlotte Bjork Ingul, Arnt Erik Tjonna, Tomas Ottemo Stolen, Asbjorn Stoylen, Ulrik Wisloff. Correspondências para Dr. Ingul: charlotte.b.ingul@ntnu.no

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: obesidade, adolescentes, função cardíaca, treinamento aeróbico, estudo de antes-e-depois, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em14 de setembro de 2010