Risco de eventos cardiovasculares associado a sibutramina

Esses pesquisadores de vários países inscreveram 10.744 indivíduos acima do peso ou obesos, com 55 anos de idade ou mais velhos, com doença cardiovascular preexistente, diabetes mellitus tipo 2 ou ambos para avaliar as consequências cardiovasculares do controle do peso com e sem sibutramina em indivíduos com alto risco de eventos cardiovasculares. Todos os indivíduos receberam sibutramina, além de participarem de um programa de controle do peso durante um período inicial de 6 semanas, simples-cego, após o qual 9804 indivíduos foram submetidos à designação aleatória de forma dupla-cega para sibutramina (4906 indivíduos) ou placebo (4898 indivíduos). O final primário foi o tempo desde a randomização até a primeira ocorrência de desfecho primário (infarto não-fatal do miocárdio, derrame não-fatal, ressuscitação após parada cardíaca, ou morte cardiovascular).

Eles descobriram que: "A duração média do tratamento foi de 3,4 anos. A perda de peso média durante o período inicial foi de 2,6 kg; após a randomização, os indivíduos no grupo da sibutramina alcançaram e mantiveram redução maior do peso (média, 1,7 kg). A pressão sanguínea média caiu em ambos os grupos, com maiores reduções no grupo do placebo do que no grupo da sibutramina (diferença média, 1,2/1,4 mm Hg). O risco de um desfecho primário foi de 11,4% no grupo da sibutramina comparado com 10,0% no grupo do placebo (taxa de risco, 1,16; significativo). As taxas de infarto não-fatal do miocárdio e derrame não fatal foram de 4,1% e 2,6% no grupo da sibutramina e 3,2% e 1,9% no grupo do placebo, respectivamente (taxa de risco para infarto não-fatal do miocárdio, 1,28; taxa de risco para derrame não-fatal, 1,36; ambos significativos). As taxas de morte cardiovascular e morte por qualquer causa não foram aumentadas."

Os autores concluíram que: "Os indivíduos com condições cardiovasculares pré-existentes que recebiam tratamento de longo prazo com sibutramina tiveram risco aumentado de infarto não-fatal do miocárdio e derrame não-fatal, mas não de morte cardiovascular ou morte por qualquer causa."

O risco não parece compensar o potencial benefício da modesta perda de peso média alcançada.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:905-917, 2 de setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Os Efeitos da Sibutramina em Desfechos Cariodvasculares em Indivíduos Obesos ou Acima do Peso.
W. Philip T. James, Ian D. Caterson, Walmir Coutinho, et al. Correspondências para Dr. James: jeanhjames@aol.com

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: obesidade, sibutramina, doença cardiovascular, infarto do miocárdio, derrame, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 14 de setembro de 2010