Dosagem de clopidogrel e aspirina para síndromes coronarianas agudas

O clopidogrel e a aspirina são amplamente usados para pacientes com síndromes coronarianas agudas e aqueles submetidos a intervenção coronariana percutânea (PCI). Esses pesquisadores de vários países assinalaram aleatoriamente, num desenho fatorial 2 por 2, 25.086 pacientes com síndrome coronariana aguda referidos para uma estratégia invasiva para receberem dose dupla de clopidogrel (uma dose de carga de 600 mg no dia 1, seguida por 150 mg diários por 6 dias e 75 mg diários daí por diante) ou dose padrão de clopidogrel (dose de carga de 300 mg e 75 mg diários daí por diante) e aspirina de alta dose (300 a 325 mg diários) ou aspirina de baixa dose (75 a 100 mg diários). O desfecho primário em 30 dias foi uma composição de morte cardiovascular, infarto do miocárdio, ou derrame.

Eles descobriram que: "O desfecho primário ocorreu em 4,2% dos pacientes assinalados para a dose dupla de clopidogrel comparados com 4,4% assinalados para dose padrão de clopidogrel (taxa de risco, 0,94, NS). Ocorreu hemorragia grave em 2,5% dos pacientes no grupo da dose dupla e em 2,0% no grupo da dose padrão (taxa de risco, 1,24; significativo). O clopidogrel em dose dupla foi associado a uma redução significativa do desfecho secundário de trombose de stent dentre os 17.263 pacientes que se submeteram a PCI (1,6% vs. 2,3%; taxa de risco, 0,68). Não houve diferença significativa entre aspirina de dose alta ou baixa quanto aos desfechos primários (4,2% vs. 4,4%; taxa de risco, 0,97) ou hemorragia grave (2,3% vs. 2,3%; taxa de risco, 0,99)."

Os autores concluíram que: "Em pacientes com síndrome coronariana aguda referidos para uma estratégia invasiva, não houve diferença significativa entre um regime de 7 dias de clopidogrel em dose dupla e o regime de dose padrão, ou entre aspirina de dose alta e dose baixa, quanto ao desfecho primário de morte cardiovascular, infarto do miocárdio, ou derrame."

Não há evidência de superioridade da terapia de alta dose de qualquer um dos agentes.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:930-942, 2 de setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Comparações de Doses de Clopidogrel e ASspirina em Síndromes Coronárias Agudas. Pesquisadores do CURRENT-OASIS 7. Correspondências para Dr. Mehta: smehta@mcmaster.ca

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: síndrome coronariana aguda, intervenção coronariana percutânea, clopidogrel, aspirina, morte, infarto do miocárdio, derrame, sangramento, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 14 de setembro de 2010