Prevenção do Suicídio em Adolescentes

Na edição do Canadian Family Physician de agosto de 2010 tem um Estudo Clínico entitulado Abordagem da prevenção de suicídio do adolescente Kostenuik e Ratnapalan por Marcia Kostenuik e Mohana Ratnapalan que começa assim: Suicídios de adolescentes aumentou 4 vezes nos últimos 40 anos e é agora a segunda principal causa de morte nesta faixa etária. O fator de risco número 1 para suicídios de jovens é a presença de doença mental. Porque os jovens não costumam apresentar aos médicos de sua família com sintomas psicológicos como a queixa principal, os médicos precisam estar atentos aos sintomas e fatores de risco que sugerem o desenvolvimento de doenças psiquiátricas e risco de suicídio. Este artigo irá analisar tais fatores de risco e fornecer informações e recursos para ajudar os médicos de família na avaliação e gerenciamento de jovens em risco de suicídio e doença mental.

"Há precipitantes específicos que tendem a preceder suicídios, e os médicos avaliadores devem explorar esta história. Os mais comuns gatilhos para o suicídio são uma briga com os pais e o fim de um relacionamento. Outras decepções, rejeição, perdas importantes, e as dificuldades financeiras podem também ser gatilhos. Um precipitante importante dos pensamentos suicidas em adolescente é a humilhação, em especial, os sentimentos de vergonha e o desprezo público. Embora muito pouco tem sido publicado sobre o assunto, o uso de sites de redes sociais por adolescentes pode afetar o comportamento suicida e a oportunidade para a humilhação pública. "

Para resumo completo, clique aqui.

Canadian Family Physician 56(8):755-760 © 2010 pelo College of Family Physicians of Canada
Abordagem da prevenção de suicídio do adolescente. Marcia Kostenuik e Mohana Ratnapalan. Correspondência para Marcia A. Kostenuik: marciek2001@hotmail.com