Sobreviventes do câncer infantil com risco aumentado de um segundo câncer

O objetivo deste estudo foi caracterizar as taxas de mortalidade tardia e de um segundo câncer em um corte australiano de sobreviventes de câncer infantil e compará-los às taxas observadas na população de Nova Gales do Sul. Registros de 896 sobreviventes de câncer infantil tratados no Hospital Infantil de Sydney, entre 1972 e 1999 estavam ligados ao Índice Nacional de Morte e ao Registro Central de Câncer de Nova Gales do Sul para identificar mortes e notificações de um segundo câncer. Os sobreviventes foram definidos como aqueles que viveram, por pelo menos, cinco anos após o diagnóstico e foram acompanhados até a morte ou 31 de dezembro de 2004, o que ocorreu primeiro.

As taxas de mortalidade padronizada (RMP) e taxas de incidência padronizada (SIR) foram 7,46 e 4,98 vezes maior, respectivamente, entre os sobreviventes de câncer em relação à população de Nova Gales do Sul. Mortalidade relativa foi maior em pacientes sobreviventes de sarcoma de tecido mole (SMR, 18,95) e neoplasias do sistema nervoso central (SNC) (SMR, 16,78). As principais causas de morte incluíram recorrência do câncer infantil primário (55%) e um segundo câncer (12%), bem como as complicações relacionadas ao tratamento (17%). O segundo câncere mais frequentemente observado foi o câncer dos ossos e da tireoide, melanoma, e neoplasias do SNC, e um segundo câncer foi mais comum entre os sobreviventes de leucemia, sarcoma de tecido mole e linfoma de Hodgkin.

Os pesquisadores concluíram que: "Em comparação com a população em geral, os sobreviventes do câncer infantil na Austrália têm um risco aumentado de mortalidade tardia e de um segundo câncer. Estes resultados destacam uma necessidade permanente de avaliar os problemas de saúde enfrentados pelos sobreviventes de câncer infantil e desenvolver estratégias para minimizar os efeitos adversos associados ao tratamento do câncer infantil. "

Muito importante continuar a suspeição clínica sem suposição e sem levar à ansiedade nervosa.

Para resumo completo, clique aqui.

MJA 193(5):258-261, 6 de setembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Mortalidade tardia e um segundo câncer em um coorte australiano de sobreviventes de câncer infantil. Carmen L Wilson, Richard J Cohn, Karen A Johnston e Lesley J Ashton. Correspndência para Lesley Ashton: lashton@ccia.unsw.edu.au