Resultados de longo prazo de diferentes estratégias com DAC multiarterial

Estes pesquisadores brasileiros e dos EUA compararam o acompanhamento de 10 anos da intervenção coronária percutânea (ICP), a cirurgia da artéria coronária (CABG), e tratamento médico (TM) em pacientes com doença coronária multiarterial, angina estável e função ventricular preservada. Os pacientes (n = 611) foram recrutados a partir de uma única instituição e distribuídos aleatoriamente a um dos três tratamentos, os tratamentos sendo CABG (n = 203), ICP (n = 205) ou TM (n = 203).

Os pesquisadores descobriram que: "As taxas de sobrevida de 10 anos foram 74,9% com CABG, 75,1% com ICP, e 69% com TM. As taxas de 10 anos de infarto do miocárdio foram de 10,3% com CABG, 13,3% com o PCI e 20,7% com o MT. As taxas de 10 anos de revascularizações adicionais foram de 7,4% com CABG, 41,9% com o PCI e 39,4% com MT. Em relação ao ponto final composto, análise de regressão de Cox mostrou uma maior incidência de eventos primários em TM do que em CABG (hazard ratio 2,35) e na ICP do que no CABG (hazard ratio 1,85). Além disso, as taxas de 10 anos de liberdade de angina foram de 64% para CABG, 59% com ICP, e 43% com TM."

Os pesquisadores concluíram que: "Em comparação com a CABG, TM foi associado com uma incidência significativamente maior de posterior infarto do miocárdio, uma maior taxa de revascularização adicional, uma maior incidência de morte cardíaca e, consequentemente, um risco 2,29 vezes maior de eventos combinados. ICP foi associado com uma maior necessidade de revascularização adicional, uma maior incidência de infarto do miocárdio e um risco 1,46 vezes maior de eventos combinados em comparação com CABG. Além disso, CABG foi melhor do que TM na eliminação dos sintomas de angina".

Este estudo forneceu evidências importantes sobre os quais os pacientes e os médicos podem basear suas decisões em relação ao tratamento da doença coronária multiarterial.

Para resumo complete, clique aqui.

Circulação 122(10):949-957, 7 de setembro de 2007 © 2010 American Heart Association (Associação Americana do Coração)
Estudo de acompanhamento de sobrevida de 10 anos da Medicina, Angioplastia, ou Cirurgia (MASS II): Um ensaio clínico controlado randomizado de 3 estratégias Terapêuticas para a Doença Coronária Multiarterial. Whady Hueb, Neuza Lopes, Bernard J. Gersh, et al.