Tratamento para mulheres com TEPT relacionado ao abuso sexual infantil

Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) relacionado ao abuso sexual infantil está associado com características da regulação do afeto e distúrbios interpessoais que contribuem substancialmente para o enfraquecimento. Estes autores americanos avaliaram os benefícios e riscos de um tratamento que combina uma fase inicial preparatória de treinamento de habilidades emotivas e regulamento interpessoal (STAIR) seguido de exposição e comparado com duas condições de controle: Aconselhamento de Apoio seguido de Exposição (Apoio/Exposição) e treinamento de habilidades seguido de Aconselhamento de Apoio (STAIR/Apoio). As participantes eram mulheres com TEPT relacionado ao abuso sexual infantil (N=104) e avaliadas em pós-tratamento, 3 meses, e 6 meses.

Eles descobriram que: "O grupo STAIR/Exposição era mais provável de encontrar a remissão completa e sustentada de TEPT em relação ao comparador de exposição enquanto a condição de comparação de habilidades caiu na média (27% contra 13% contra 0%). STAIR/Exposição produziu maior progresso na regulação da emoção do que o comparador de exposição e maior progresso em problemas interpessoais que ambas as condições. A taxa de abandono do STAIR/Exposição foi inferior à taxa do comparador de exposição e semelhante à taxa para o comparador de competências. Foram significativamente menores de sessão para sessão os sintomas do TEPT durante a fase de exposição na condição STAIR/Exposição do que na condição Apoio/ Exposição. STAIR/Exposição foi associado com menos casos de agravamento do TEPT em relação às outras duas condições."

Os autores concluíram que: "Para uma população de TEPT e com trauma crônico e no início da vida, um tratamento baseado na fase de habilidades para exposição foi associado com maiores benefícios e menores efeitos adversos do que os tratamentos que excluíram qualquer treinamento de habilidades ou de exposição."

Treinamento de habilidades emotivas e regulação interpessoal seguida de terapia de exposição parece ser a melhor abordagem para mulheres com TEPT relacionado a abuso sexual infantil.

Para resumo completo, clique aqui.

Am J Psychiatry 167:915-924, setembro de 2010 © 2010 American Psychiatric Association
Tratamento para TEPT Relacionado ao Abuso Sexual Infantil: Um Ensaio Clínico Randomizado Controlado. Marylene Cloitre, K. Chase Stovall-McClough, Kate Nooner, et al. Correspondência para Dr. Cloitre: Marylene.cloitre@nyumc.org