Incentivos financeiros para hospitais que atendem pacientes carentes

Estes autores americanos procuraram determinar como os incentivos financeiros para o desempenho de qualidade afetam hospitais com mais pacientes carentes em comparação àqueles com menos pacientes carentes num estudo observacional retrospectivo. Os participantes foram 251 hospitais que participaram do programa de Demonstração e Incentivo da Melhoria da Qualidade Hospitalar e um modelo nacional de 3071 hospitais. Eles mediram a associação entre o índice de parcela desproporcional, um demonstrador dos cuidados para pacientes carentes, e a referência de desempenho de qualidade, mudanças no desempenho e desempenho terminal para infarto agudo do miocárdio, parada cardíaca congestiva e pneumonia para hospitais no programa de pagamento por desempenho e para aqueles no modelo nacional (os quais não receberam incentivos financeiros).

Eles descobriram que: “Tanto entre hospitais de pagamento por desempenho quanto aos do modelo nacional, os hospitais com mais pacientes carentes tiveram referência de desempenho mais baixa do que as dos hospitais com menos pacientes carentes. O alto índice de parcela desproporcional foi associado a maiores desenvolvimentos no desempenho para infarto agudo do miocárdio e pneumonia, mas não para parada cardíaca congestiva, e os ganhos foram maiores entre os hospitais que receberam incentivos financeiros do que no modelo nacional. Depois de 3 anos, os hospitais que tinham mais pacientes carentes e que receberam incentivos financeiros alcançaram as 3 condições, enquanto que aqueles com mais pacientes carentes entre o modelo nacional continuaram a regredir.”

Os autores concluíram que: “Nenhuma evidência indicou que os incentivos financeiros ampliaram a lacuna no desempenho entre hospitais que atendem pacientes carentes e outros hospitais. Os programas de pagamento por desempenho podem ser uma estratégia promissora de melhoria da qualidade para hospitais que atendem pacientes carentes.”

Estes resultados sugerem que o incentivo financeiro é uma abordagem potencialmente eficaz no estreitamento das disparidades no sistema de saúde.

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 153(5):299-306, 7 Setembro de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
O Efeito dos Incentivos Financeiros em Hospitais que Atendem Pacientes Carentes. Ashish K. Jha, E. John Orav, and Arnold M. Epstein. Correspondência para Dr. Jha: ajha@hsph.harvard.edu