Dietas pobres em carboidratos e o risco de mortalidade

Estes autores dos EUA e da Cingapura examinaram a associação de dietas pobres em carboidratos à mortalidade durante 26 anos de acompanhamento com mulheres e 20 anos com homens. Eles acessaram dados do Estudo de Saúde de Enfermagem e do Estudo de Acompanhamento de Profissionais da Saúde, estudos prospectivos de coorte de mulheres e homens que foram acompanhados até 2006, incluindo 85.168 mulheres com idade entre 34 e 59 anos na referência de 1980 e 44.548 homens com idade entre 40 e 75 anos na referência de 1986. Os participantes não tinham doenças cardíacas ou câncer na época da matrícula. Dietas pobres em carboidratos, tanto de origem animal (com ênfase nas fontes de gordura e proteína animais) quanto vegetal (com ênfase nas fontes de gordura e proteína vegetais), foram computadas de vários questionários de frequência alimentar validados avaliados durante o acompanhamento. Os investigadores documentaram 12.555 mortes (2458 relacionadas a doenças cardiovasculares e 5780 relacionadas a câncer) entre as mulheres e 8678 mortes (2746 relacionadas a doenças cardiovasculares e 2960 relacionadas a câncer) entre os homens.

Eles descobriram que: “O grau geral de baixo carboidrato foi associado a um aumento modesto na mortalidade geral em uma análise concentrada (HR comparando deciles extremos, 1.12). O grau de baixo carboidrato animal foi associado a mortalidade geral (HR concentrado comparando deciles extremos, 1.23), mortalidade cardiovascular (HR correspondente, 1.14) e mortalidade de câncer (HR correspondente, 1.28) mais altas. Em contrapartida, o grau de baixo carboidrato vegetal mais alto foi associado a mortalidade geral (HR, 0.80) e mortalidade cardiovascular (HR, 0.77) mais baixas.”

Os autores concluíram que: “Uma dieta pobre em carboidratos de origem animal foi associada a mortalidade geral mais alta tanto em homens quanto em mulheres, enquanto que uma dieta pobre em carboidratos de origem vegetal foi associada a taxas de mortalidade geral e de doenças cardiovasculares mais baixas.”

Há diferenças importantes no risco de mortalidade entre abordagens de dietas pobres em carboidratos de origem animal ou fontes vegetais de gordura e proteínas.

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 153(5):289-298, 7 Setembro de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
Dietas Pobres em Carboidratos e Mortalidade Geral e Mortalidade de Causa Específica – Dois Estudos de Coorte. Teresa T. Fung, Rob M. van Dam, Susan E. Hankinson, Meir Stampfer, Walter C. Willett, and Frank B. Hu. Correspondência para Dr. Fung: teresa.fung@simmons.edu