Usos terapêuticos do Magnésio

Na edição de 15 de julho de 2009 da American Family Physician consta uma crítica clínica entitulada Usos terapêuticos do magnésio, Stella Lucia Volpe e Jun James que começa por:
“Magnésio é um mineral essencial para o melhor funcionamento do metabolismo. Alimentos fonte de magnésio incluem vegetais folhosos, nozes, legumes e grãos integrais. Pesquisas mostraram que o conteúdo mineral de magnésio em fontes alimentares está reduzindo, e que a depleção de magnésio foi detectada em pessoas portadoras de algumas doenças crônicas. Isto levou a uma conscientização maior da ingestão adequada de magnésio e de seu papel potencial terapêutico em uma série de condições médicas. Estudos já mostraram a eficácia de magnésio em casos de eclâmpsia e de pré-eclâmpsia, arritmia, asma grave e enxaqueca. Outras áreas que mostraram resultados promissores incluem a redução do risco de síndrome metabólica, melhorando o metabolismo de glicose e de insulina, aliviando os sintomas da dismenorréia, e também as câimbras nas pernas de gestantes. O uso de magnésio para constipação e dispepsia é aceito como cuidado padrão apesar de evidências limitadas.

“Apesar de ser seguro em doses apropriadas para pacientes selecionados, o magnésio pode causar efeitos adversos ou a morte em altas doses. Considerando que o magnésio é excretado pelos rins, ele deve ser usado com cuidado em pacientes que sofrem de doenças renais.”

Para a crítica completa, clique aqui.

American Family Physician 80(2): 157-162 © 2009 pela the American Academy of Family Physicians
Usos terapêuticos de magnésio, Mary P Guerrera, Stella Lucia Volpe and Jun James. Correspondências para o Dr. Guerrera: mguerrer2@stfranciscare.org

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: magnésio, usos terapêuticos, crítica clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália, Postado em Global Family Doctor em 1 de Outubro de 2010