Estudantes médicos internacionais em universidades australianas: um importante recurso para a força de trabalho

O propósito deste estudo pelos pesquisadores de Melbourne, Austrália, foi investigar a contribuição em potencial de estudantes médicos internacionais em universidades australianas para a força de trabalho médica da Austrália. Este estudo consistiu em uma pesquisa prospectiva em 2006-2007 com 619 estudantes internacionais de medicina em seus últimos 2 anos de curso de graduação e/ou pós-graduação em oito universidades australianas, seguido de uma pesquisa de 2009 com 88 graduandos internacionais da Universidade de Melbourne (a maior parte destes participaram da pesquisa anterior), avaliando a correlação entre os cargos pretendidos de estágio pelos estudantes e o cargo atual em que se encontravam. Dos 619 estudantes internacionais de medicina que participaram em 2006 da pesquisa, 358 (58%) responderam.

A maior parte deles planejava entrar em um estágio australiano e procurar status de residente-permanente, embora um terço deles estivesse indeciso a respeito de planos a longo prazo. A nacionalidade foi uma variável altamente significativa. A maioria preferia a cidade a locais de treinamento regionais ou rurais e expressava interesse em migrar para a Austrália. A pesquisa de 2009 da Universidade de Melbourne com os médicos graduandos de 2008 mostrou uma alta correlação entre os planos dos estudantes em seus 2 últimos anos de estudo e os resultados em seu primeiro ano de pós-graduados, com 73% deles tendo aceitado estágios em Victoria para o ano de 2009.

Os pesquisadores concluíram: “Os estudantes médicos internacionais que estão estudando nas universidades australianas representam uma força de trabalho médica substancial e altamente aceitável para a Austrália. O seu requerimento para estágios precisa ser considerado em, e deve influenciar, o planejamento de infraestrutura.”

Este pode ser um problema sério, quando os números que requeiram treinamento hospitalar são maiores que os cargos disponíveis.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 193 (5): 262-265, 6 Setembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Estudantes médicos internacionais e a migração: a dimensão que faltava no planejamento da força de trabalho australiana? Lesleyanne Hawthorne e Jan Hamilton. Correspondências para Lesleyanne Hawthorne: lhawthorne@unimelb.edu.au

Categorias: PT. Treinamento profissional. Palavras-chave: internacional, estudantes de medicina, migração, força de trabalho, migração, planejamento, pesquisa, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 1 de Outubro de 2010