Ingestão de ácidos graxos Omega-3 e depressão em adolescentes

Alguns dados sugeriram que a ingestão dietética de ácidos graxos Omega-3 pode ser benéfica contra depressão. Estes pesquisadores japoneses examinaram a associação entre a dieta de ingestão de peixe, ácido eicosapentaenóico (EPA), e ácido docosahexaenóico (DHA) e sintomas de depressão em adolescentes, através de um estudo por seções conduzido em uma escola primária em Okinawa, no Japão. Eles matricularam 3067 meninos e 3450 meninas de 12 a 15 anos (52.3% da amostra elegível). A dieta foi medida através do uso de um questionário validado, auto-administrado e histórico sobre dietas. Sintomas de depressão foram medidos com a escala do Centro Epidemiológico para Estudos da Depressão, e foi considerado positivo se a pontuação era de 16 ou mais pontos.

Os pesquisadores descobriram que: “A predominância de sintomas de depressão foi de 22.5% para meninos e 31.2% para meninas. Para meninos, a ingestão de peixe estava inversamente associada com sintomas de depressão (proporção de razão ajustada {OR} para sintomas de depressão no mais alto quintil de ingestão {comparado ao menor}: 0.73). A ingestão de EPA exibiu uma associação inversa com sintomas depressivos (OR: 0.71). A ingestão de DHA também exibiu uma associação similar, apesar de insignificante (OR: 0.79). Além disso, a ingestão de EPA mais DHA foi inversamente associada a sintomas depressivos (OR: 0.72). De modo oposto, nenhuma associação foi observada entre garotas.”

Os pesquisadores concluíram que: “Maior ingestão de peixe, EPA e DHA foi independentemente associada com uma menor prevalência de sintomas de depressão em meninos, mas não em adolescentes do sexo feminino."

Este estudo sugere que níveis de ingestão dietéticos de peixe e de ácidos graxos de Omega-3 podem estar inversamente relacionados a sintomas de depressão em adolescentes, embora mais estudo seja necessário.

Para o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 126(3):e623-e630, Setembro de 2010 © 2010 American Academy of Pediatrics.
Ingestão de peixe e de ácidos graxos n-3 Poliinsaturados e sintomas de depressão: Ryukyus Estudo da Saúde Infantil. Kentaro Murakami, Yoshihiro Miyake, Satoshi Sasaki, Keiko Tanaka, Masashi Arakawa.

Categoria: P. Psicológica, T. Endócrina/Metabólica/Nutricional. Palavras-chave: Omega-3, EPA, DHA, depressão, adolescentes, estudo entre seções, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor em 28 de Setembro de 2010