Eficácia e custo-benefício da intervenção no estilo de vida na assistência primária

Estes autores suecos investigaram o impacto de um programa sobre qualidade de vida (QV) na intervenção no estilo de vida baseada em assistência médica primária e custo benefício durante 3 anos. Um total de 151 homens e mulheres, com idade entre 18 e 65 anos, com risco moderado a alto de doença cardiovascular, foram aleatoriamente designados ou para a intervenção no estilo de vida com assistência padrão ou assistência padrão isolada. A intervenção consiste em sessões de exercícios supervisionados e aconselhamentos de dieta por 3 meses, seguida de reuniões regulares em grupo durante o período de 3 anos. A mudança na QV foi medida com EuroQol (5-Euro Qol dimensionais-5D {EQ-5D} e EuroQol- VAS {EQ-VAS}), o Item 36 da Enquete de Formulário Curto sobre Saúde (SF-36), e o Formulário Curto dimensional 6 6D (SF-6D). A avaliação econômica sobre a saúde foi desempenhada a partir de uma visão social e perspectiva de tratamento. Em uma análise de custo-utilidade, os custos, qualidade ajustada adquirida com os anos de vida (QAAV), e economia com assistência médica foram considerados. O custo-benefício também foi descrito usando o método de benefício monetário líquido.

Eles descobriram que: "Diferenças significativas entre os grupos durante o período de 3 anos foram apresentadas no sumário de componente físico EQ-VAS, SF-6D e SF-36, mas não no sumário de componente mental EQ-5D ou SF-36. A economia líquida foi de U$47 por participante. Os custos ganhos por QAAV, economias não contabilizadas, foram de U$1.668 a U$4.813. As probabilidades de custo-benefício foram de 89% a 100%, enquanto que a quantia de U$50.000 foi usada como limiar dos investidores com disposição a pagarem por uma QAAV ganha.”

Os autores concluíram que: " A intervenção no estilo de vida em assistência primária aumenta a QV e tem alto custo-benefício, em relação à assistência padrão. "

O aumento do custo-benefício na qualidade de vida devido à intervenção estilo de vida baseada em assistência primária é encorajador. O aumento do período de vida saudável será mais difícil de estabelecer.

Para resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(16): 1470-1479, 13 de setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Qualidade de Vida e Custo-benefício de um Experimento de 3 Anos de Intervenção no Estilo de Vida na Assistência Médica Primária. Margareta K. Eriksson, Lars Hagberg, Lars Lindholm, Eva-Britt Malmgren- Olsson, Jonas Österlind, Mats Eliasson. Correspondência para Dr. Eriksson: Margareta.eriksson@nll.se

Categoria: A. Geral/Não específico. Palavras-chave: intervenção no estilo de vida, dieta, exercício, qualidade de vida, experimento controlado randomizado, observatório de revistas. Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo Ohio. Postada em Global Family Doctor em 28 de setembro de 2010