Albuterol para pacientes com esclerose múltipla?

A interleucina 12 (IL-12), uma citocina que promove a geração das células auxiliares T, subtipo 1, é maior em esclerose múltipla. O sulfato de albuterol, um agonista beta-adrenergético, reduz a expressão IL-12, portanto esses autores americanos testaram o efeito do albuterol como um tratamento adicional para a terapia com acetato de glatiramer em um experimento clínico duplo-cego. Os sujeitos com esclerose múltipla com reincidência/recaída foram randomizados para receber uma injeção subcutânea de acetato de glatiramer (20mg) mais uma dose oral diária de placebo por 2 anos ou uma injeção subcutânea de acetato de glatiramer (20 mg) mais uma dose oral diária de albuterol por 2 anos. A medição de eficácia clínica primária foi a mudança no Composto Funcional de Esclerose Múltipla em 2 anos, e o ponto final imunológico primário foi a mudança na expressão de IL-13 e interferon em cada fase do estudo.

Eles descobriram que: "Quarenta e quatro sujeitos foram randomizados para receber acetato de glatiramer mais albuterol ou acetato de glatiramer mais placebo, e 39 sujeitos contribuíram para a análise. O aumento no Composto Funcional de Esclerose Múltipla foi observado no grupo de acetato de glatiramer mais albuterol nas fases do 6º mês e 12º mês, mas no período do 24º mês. Um atraso no tempo para a primeira recaída também foi observado no grupo de acetato de glatiramer mais albuterol. Imunologicamente, o IL-13 e a produção de interferon diminuiu em ambos os grupos de tratamento, e um efeito de tratamento na produção de IL-13 foi observado na fase do 12º mês. Eventos adversos foram em geral moderados, e somente 3 eventos moderados ou severos foram considerados relativos ao tratamento. "

Os autores concluíram que: "O tratamento com acetato de glatiramer mais albuterol é bem tolerado e melhora os resultados em pacientes com esclerose múltipla. "

Falta de eficácia na fase do 24º mês faz com que esses resultados sejam menos impressionantes.

Para resumo completo, clique aqui.

Arch Neurol 67(9):1055-1061, setembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Um Experimento Duplo-Cego Controlado Randomizado de Terapia de Adição de Albuterol em Pacientes Com Esclerose Múltipla. Samia J. Khoury, Brian C. Healy, Pia Kivisakk e al. Correspondência para Dr. Khoury: skhoury@rics.bwh.harvard.edu

Categoria: N. Neurológica. Palavras-chave: esclerose múltipla, albuterol, interleucina 12, glatiramer, experimento controlado randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo Ohio. Postada em Global Family Doctor em 28 de setembro de 2010