Progressão de hipotireoidismo subclínico para disfunção tireoidiana ostensiva

Pouquíssimos estudos avaliaram a incidência e a progressão da disfunção da tireoide em uma única coorte baseada na população mais velha. Neste estudo, os pesquisadores tiveram como objetivo avaliar a incidência de 5 anos, progressão e fatores de risco para o desenvolvimento de disfunção tireoidiana em uma população mais velha da Austrália. A Blue Mountains Eye Study é um estudo longitudinal de base populacional. Durante 1997-1999, 1768 participantes (com idade entre 55 anos e acima) tinha a função tireoidiana avaliada. Depois de excluir os participantes que reportaram qualquer forma de tratamento para sua condição de tireóide na linha de base, 951 participantes (91,4%) sem disfunção da tireóide e 54 (5,4%) com disfunção da tireóide foram re-examinados cinco anos depois. A disfunção da tireóide foi definida por meio de uma triagem com soro de tirotropina (hormônio estimulador da tireóide, TSH), seguida pela avaliação do soro sem T4.

A incidência global de 5 anos de disfunção tireoidiana foi de 4,7%. A obesidade (índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg/m2) e soro TSH superior a 2 mIU / L no início do estudo previu hipotireoidismo incidente ostensivo (odds ratio (OR) 4,05) e (OR 5,46), respectivamente. A incidência de 5 anos de hipotireoidismo subclínico foi significativamente maior em mulheres que em homens, 2,5% contra 0,7% (significativa). A progressão para hipotireoidismo foi observada em 17,9% dos indivíduos com hipotireoidismo subclínico durante 5 anos.

Os pesquisadores concluíram que: "A incidência de 5 anos de disfunção tireoidiana na população idosa foi relativamente baixa, e foi associado com a obesidade e o nível sérico de TSH superior a 2 mUI / L no início. Mais de um em cada seis pessoas com hipotireoidismo subclínico evoluiu para disfunção da tiróide ostensiva durante o período de 5 anos. Nossos resultados destacam a necessidade de uma gestão adequada de hipotireoidismo subclínico entre os idosos. "

É bom ver algumas epidemiologias básicas ao longo do tempo. A idade de 55 anos e acima é agora a idade de uma pessoa “mais velha”?

Para resumo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journal 40(9):642-649, Setembro 2010 © 2010 Royal Australasian College of Physicians
Incidência de 5 anos e progressão da disfunção da tireóide na população mais velha. B. Gopinath, J. J. Wang, A. Kifley et al. Correspondência para Bamini Gopinath: bamini_gopinath@wmi.usyd.edu.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: disfunção tireoidiana, incidência, progressão, tirotropina, tiroxina, Blue Mountains Eye Study, estudo longitudinal de base populacional, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor 8 de outubro 2010