A diminuição de homocisteína causada por Vitamina B reduz a taxa de atrofia cerebral

A hemocisteína é um fator de risco para atrofia cerebral, deficiência cognitiva e demência. As concentrações de plasma de homocisteína podem ser reduzidas através de uma administração dietética de vitamina B. O propósito deste estudo feito pelos pesquisadores do RU e da Noruega era determinar se a suplementação com a vitamina B que reduz os níveis de homocisteína total no plasma pode reduzir a taxa de atrofia cerebral em sujeitos com deficiência cognitiva suave, nesta triagem aleatória, em um único centro, controlada por duplo-cego de ácido fólico em alta dose, vitaminas B6 e B12 em 271 indivíduos (de 646 classificados) com mais de 70 anos e com deficiência cognitiva suave. Um subconjunto dos classificados (187) se voluntariou para fazer exames de ressonância magnética cranial ao início e ao fim do estudo. Os participantes eram aleatoriamente distribuídos em dois grupos de mesmo tamanho, um tratado com ácido fólico (0.8 mg/d), vitamina B12 (0.5 mg/d) e vitamina B6 (20 mg/d), o outro com placebo; o tratamento durou 24 meses. Um total de 168 participantes (85 no grupo de tratamento ativo; 83 recebendo placebo) completaram a seção de ressonância magnética da triagem

A taxa media da atrofia cerebral por ano foi de 0.76% no grupo de tratamento ativo e de 1.08% no grupo placebo (significativo). A resposta ao tratamento estava relacionada à linha de base dos níveis de homocisteína: a taxa de atrofia nos participantes com homocisteína acima de 13 µmol/L foi de 53% menor no grupo de tratamento ativo (significativo). Uma maior taxa de atrofia foi associada à menor pontuação final cognitiva. Não houve diferença em sérios eventos adversos de acordo com a categoria de tratamento.

Os pesquisadores concluíram: "A taxa acelerada de atrofia cerebral em idosos com deficiência cognitiva suave pode ser reduzida através do tratamento com vitaminas B redutoras de homocisteína. Dezesseis por cento daqueles acima de 70 anos de idade têm deficiência cognitiva suave e metade deles desenvolve Alzheimer. Já que a atrofia cerebral acelerada é uma característica de sujeitos com deficiência cognitiva suave que se transforma em Alzheimer, triagens precisam ser feitas para verificar se o mesmo tratamento atrasará o desenvolvimento da doença de Alzheimer’s."
 

Embora não tenha provado ser útil, até agora, para a doença cardíaca isquêmica, esta é uma reviravolta interessante. Estudos a longo prazo são claramente necessários.

Para o resumo todo. clique aqui.

PLoS ONE 5(9): e12244, 8 Setembro de 2010 © 2010 Smith et al
A diminuição de homocisteína causada por Vitamina B reduz a taxa de atrofia cerebral: Uma Triagem Controlada Aleatória. David Smith, Stephen M. Smith, Celeste A. de Jager et al. Correspondência para David Smith: david.smith@pharm.ox.ac.uk

Categoria: N. Neurológico, P. Psicológico, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: homocisteína, vitamina B, atrofia cerebral, deficiência cognitiva suave, triagem controlada aleatória, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 8 de Outubro de 2010