Análise estatística de sistemas de pontuação para avaliar a gravidade da pneumonia

Vários sistemas de pontuação foram usados para prever a mortalidade em casos de pneumonia adquirida por uma comunidade. Estes pesquisadores do RU pesquisaram a MEDLINE e EMBASE para estudos prospectivos relatando a mortalidade em casos de pneumonia confirmada por radiografia adquirida por comunidades. Eles procuraram especificamente no Índice de Gravidade da Pneumonia (PSI) e nas escalas das versões do CURB (confusão, uréia nitrogênio, taxa respiratória, pressão sanguínea) conhecidas como CURB-65, CURB, CRB-65). A meta-análise de efeitos aleatórios determinada pela realização do teste e o recebimento de curvas de característica operativa do receptor foram usadas para prever a mortalidade.

Os pesquisadores relatam: "402 artigos foram selecionados e 23 estudos envolvendo 22. 753 participantes (mortalidade média 7.4%) foram encontrados. As taxas de probabilidade dos diagnósticos respectivos para mortalidade foram de 10.77 (PSI), 6.40 (CURB- 65), 5.97 (CRB-65) e 5.75 (CURB). No total, o PSI obteve a maior sensitividade e a menor especificidade para mortalidade, CRB-65 foi o teste mais específico (mas menos sensível) e CURB-65/CURB estavam entre os dois. Valores previstos negativos para mortalidade eram muito similares dentre os testes, variando de 0.94 (CRB-65) a 0.98 (PSI), enquanto os valores previstos positivos variavam de 0.14 (PSI) a 0.28 (CRB-65)."

Os pesquisadores concluíram: "As escalas de estratificação de risco atual (PSI, CURB-65, CRB-65 e CURB) possuem diferentes pontos fortes e fracos. Todas as quatro escalas tiveram valores previstos negativos bons para mortalidade em populações com uma baixa prevalência de morte, mas foram menos úteis com relação aos valores previstos positivos."

Esta meta-análise considera que as pontuações de gravidade de pneumonia são mais úteis para identificar pacientes com baixo risco de mortalidade.

Para o resumo todo, clique aqui.

Thorax 65(10):884-890, Outubro de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society
Valor das escalas de gravidade na previsão de mortalidade em um caso de pneumonia adquirida por comunidade: revisão sistemática e meta-análises Loke et al. . Yoon K Loke, Chun Shing Kwok, Alagaratnam Niruban, Phyo K Myint. Correspondência para Yoon K Loke: y.loke@uea.ac.uk

Categoria: R. Respiratória. Palavras-chave: pneumonia adquirida por uma comunidade, gravidade, Índice de Gravidade da Pneumonia, escala CURB, mortalidade, revisão sistemática com meta-análise, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 8 de Outubro de 2010