O teste de DNA em fezes não é custo-efetivo para a detecção de câncer de cólon

O objetivo deste estudo por autores holandeses e do RU foi avaliar as condições sob as quais o teste de DNA em fezes poderia ser custo-efetivo comparado com os testes de triagem de câncer colo-retal atualmente reembolsados pelos Centros para Cuidados Médicos & Serviços Médicos. Eles projetaram um estudo modelado de micro-simulação comparativa usando 2 modelos desenvolvidos independentemente usando fontes de dados derivados da literatura. A população-alvo era uma coorte de pessoas com a idade de 65 anos. A análise de sensibilidade também foi realizada, nela uma coorte de pessoas na faixa dos 50 anos de idade foi estudada. A intervenção estudada foi um teste de DNA em fezes a cada 3 ou 5 anos em comparação as estratégias de triagem de câncer colo-retal atuais.

Eles descobriram que: "Os resultados da análise caso-base: Presumindo-se um custo de $350 por teste, estratégias de teste de DNA em fezes a cada 3 ou 5 anos rendeu menos anos de vida e maiores custos que as estratégias de triagem de câncer colo-retal atuais recomendadas. A triagem com o teste de DNA em fezes teria um custo-efetivo a um custo por teste de $40 a $60 por teste DNA em fezes a cada 3 anos, dependendo do modelo de simulação usado. Não houveram níveis de sensibilidade e especificidade para quais o teste de DNA em fezes teria custo-efetivo a seu custo atual de $350 por teste. Testes DNA em fezes a cada 3 anos teria custo-efetivo a um custo de $350 por teste se a relativa aderência ao teste de DNA em fezes fosse ao menos 50% melhor que aquele com outros testes de triagem. Os resultados da Análise de Sensibilidade: Nenhum dos resultados mudou substancialmente quando a coorte de pessoas com 50 anos foi considerada."

Os autores concluíram que: "O teste de DNA em fezes poderia ser uma alternativa de custo-efetividade para a triagem de câncer colo-retal se o custo do teste diminuísse substancialmente ou se sua disponibilidade instigasse uma grande fração de pessoas que não fazem triagem a receber a mesma.."

Talvez o fabricante considere uma redução apropriada no que eles cobram pelo teste.

Para o texto na íntegra, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 153(6):368-377, 21 de Setembro de 2010 © 2010 para o American College of Physicians
Teste de DNA em fezes para a triagem de câncer de colo na população A do serviço de saúde pública (Medicare) análise de custo-efetividade. Iris Lansdorp-Vogelaar, Karen M. Kuntz, Amy B. Knudsen, Janneke A. Wilschut, Ann G. Zauber, and Marjolein van Ballegooijen. Correspondência para Dr. Vogelaar: i.vogelaar@erasmusmc.nl

Categoria: D. Digestiva. Palavra-chave: triagem de cancer de cólon, teste de DNA em fezes, análise de custo-efetividade, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor em. 5 de Outubro de 2010