Oxitocina venosa intraumbilical durante o terceiro estágio do trabalho de parto

Estes pesquisadores turcos conduziram um teste duplo cego randomizado prospective para avaliar a eficácia do uso rotineiro de injeção venosa intraumbilical de oxitocina com gerenciamento ativo do terceiro estágio do trabalho de parto na redução da perda de sangue e da duração do terceiro estágio. Eles inscreveram 412 mulheres fazendo parto normal que não apresentavam fatores de risco de hemorragia pós-parto e designaram aleatoriamente as que receberiam 20 unidades internacionais de oxitocina diluídas em 26 mL de solução salina (n=207) e as que receberiam 30 mL de solução salina (n=205) através de injeção venosa intraumbilical. O gerenciamento ativo do terceiro estágio do trabalho de parto (injeção profilática de 10 unidades internacionais de oxitocina dentro de 2 minutos de nascimento, fixação precoce do cordão umbilical e tração controlada do cordão) foi usado em ambos os grupos.

Eles descobriram que: “A média estimada para a perda de sangue foi significativamente mais baixa nas mulheres tratadas com oxitocina em comparação às mulheres no grupo do placebo (195,3 mL em comparação a 288,3 mL, respectivamente). O terceiro estágio do trabalho de parto foi significativamente mais curto no grupo da oxitocina do que no grupo do placebo (4,5 minutos em comparação a 7,9 minutos, respectivamente). As porcentagens de placentas que não foram expelidas passados 15 minutos foram de 0% no grupo da oxitocina e 4,4% no grupo do placebo, (importante).”

Os autores concluíram que: “O uso da injeção venosa intraumbilical de oxitocina com o gerenciamento ativo do terceiro estágio do trabalho de parto reduziu de forma significativa a perda de sangue pós-parto e a duração do terceiro estágio.”

A evidência é boa para o uso desta abordagem para o gerenciamento do terceiro estágio do trabalho de parto.

Para o resumo completo, clique aqui.

Obstetrícia & Ginecologia 116(3):619-624, Setembro de 2010 © 2010 para a American College of Obstetricians and Gynecologists
O Uso da Injeção Venosa Intraumbilical de Oxitocina na Cirurgia de Rotina com Gerenciamento Ativo do Terceiro Estágio do Trabalho de Parto: Um Teste Randomizado Controlado. Kemal Güngördük, Osman Asicioglu, Berhan Besimoglu, et al. Correspondência para Dr. Gungorduk: maidenkemal@yahoo.com

Categoria: Gravidez W., Nascimento da criança, Planejamento Familiar. Palavras-chave: nascimento, terceiro estágio do trabalho de parto, placenta, oxitocina, perda de sangue, teste randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 5 de outubro de 2010