Prevendo o risco cardiovascular em pacientes com ou suspeita de aterotrombose

Prever quais pacientes têm maior risco cardiovascular pode ser um desafio. Esta pesquisa internacional categorizou o risco cardiovascular em pacientes externos estáveis com vários conhecidos ou fatores de risco para a aterotrombose. Pacientes de 3647 centros em 29 países foram matriculados (n=45 227) no Registro de Saúde Contínua para a Redução de Aterotrombose (REACH) e foram seguidos por 4 anos. Resultados primários foram taxas de morte cardiovascular, infarto do miocárdio e derrame.

Os pesquisadores concluíram que “um total de 45,227 pacientes com dados de partida foram incluídos na análise de 4 anos. Durante o período de acompanhamento, um total de 5481 pacientes experienciaram pelo menos 1 evento, incluindo 2315 com morte cardiovascular, 1228 com infarto do miocárdio, 1898 com derrame e 40 com tanto infarto do miocárdio quanto derrame no mesmo dia. Dentre os pacientes com aterotrombose, aqueles com histórico de eventos isquêmicos no ponto de partida (n = 21 890) tiveram a maior taxa de eventos isquêmicos subseqüentes (18.3%), pacientes com doença coronária estável, doença cérebro-vascular, ou doença arterial periférica (n = 15 264) tiveram um menor risco (12.2%), e pacientes sem aterotrombose estabelecida mas apenas com fatores de risco (n = 8073) tiveram o menor risco (9.1%). Além disso, em um modelo de multi-variáveis, a presença de diabetes (taxa de risco[HR

Os pesquisadores concluíram que "Descritores clínicos podem ajudar os médicos na identificação de pacientes com alto risco dentro da vasta gama de risco para pacientes externos com aterotrombose.”

Enquanto não houve grandes surpresas nos dados, este estudo fornece informações importantes para ajudar a quantificar o risco cardiovascular em pacientes.