Não há evidências de benefícios de PSA em triagens

A triagem para câncer de próstata se tornou um assunto controverso. Estes investigadores observaram os benefícios e danos de triagens de câncer de próstata com um antígeno específico da próstata com ou sem exame retal digital. Eles realizaram uma análise sistemática e uma meta-análise de triagens controladas aleatórias. Medline, Embase, CENTRAL, procedimentos abstratos, e listas de referência resultantes de até julho de 2010 foram usadas. As estimativas Mantel-Haenszel e a variação inversa foram calculadas e unidas sob um modelo de efeitos aleatórios.

Os pesquisadores descobriram: "Seis triagens controladas aleatórias com um total de 387?286 participantes que atingiram os critérios de inclusão foram analisadas. A triagem foi associada à maior probabilidade de receber uma diagnose de câncer de próstata (risco relativo 1.46) e o câncer de próstata em estágio I (1.95). Não houve efeito significativo de triagem sobre mortes por câncer de próstata (0.88) ou mortalidade em geral (0.99). Todas as triagens tiveram uma limitação substancial metodológica ou mais. Nenhum dado foi fornecido sobre o efeito da triagem na qualidade de vida dos participantes. Pouca informação foi fornecida sobre os danos em potencial associados à triagem."

Os pesquisadores concluíram: "A prova existente de triagens controladas aleatórias não tolera o uso de rotina de triagem para câncer de próstata com antígeno específico para próstata com ou sem exame retal digital."

Esta meta-análise descobriu que, enquanto a triagem com o antígeno específico para próstata encontrou mais câncer, ela não teve nenhum benefício para a mortalidade.