Consumo muito baixo de bebida alcoólica durante a gravidez não se mostra prejudicial

Este estudo por pesquisadores do Reino Unido examina a relação entre consumo de bebidas alcoólicas em pequenas quantidades durante a gravidez e o risco de problemas socioemocionais e déficits cognitivos aos 5 anos. Foram usados os dados do estudo de coorte prospectivo de representação nacional UK Millennium (N=11.513). Os participantes foram agrupados de acordo com o consumo relatado de álcool pelas mães durante a gravidez: nunca consome; não consumiu durante a gravidez; leve; moderado; consumo intenso/excessivo. Aos 5 anos, foram administrados o questionário de pontos fortes e dificuldades(SDQ, strenghts and difficulties questionnaire) e as escalas britânicas de capacidade (BAS British ability scales) durante entrevistas domiciliares. Foram usados os coortes definidos como clinicamente relevantes no SDQ e as pontuações padronizadas para as sub-escalas BAS.

Os meninos e meninas nascidos de mães que consumiram álcool em pequenas quantidades tiveram menos chances de apresentar pontuações altas em dificuldades totais (para meninos 6,6% vs 9,6%, OR=0,67, para meninas 4,3% vs 6,2%, OR=0,69) e hiperatividade (para meninos 10,1% vs 13,4%, OR=0,73, para meninas 5,5% vs 7,6%, OR=0,71) comparados àqueles nascidos de mulheres do grupo que não consumiu álcool durante a gravidez. Essas diferenças foram atenuadas pelo ajuste para fatores de confusão e mediação. Os meninos e meninas nascidos das consumidoras leves de álcool tiveram pontuações médias maiores no teste cognitivo comparados àqueles nascidos de mães no grupo que não consumiu álcool na gravidez: para meninos, vocabulário de nomeação (58 vs 55), semelhanças entre figuras (56 vs 55) e construção de padrões (52 vs 50), para meninas vocabulário de nomeação (58 vs 56) e construção de padrões (53 vs 52). As diferenças permaneceram estatisticamente significativas para os meninos em vocabulário de nomeação e semelhanças entre figuras.

Os pesquisadores concluíram que: "Aos 5 anos de idade, os membros do coorte nascidos de mães que consumiram 1-2 doses de bebidas alcoólicas por semana ou por ocasião durante a gravidez não tiveram risco aumentado de dificuldades comportamentais ou déficits cognitivos clinicamente relevantes comparados às crianças cujas mães estavam no grupo que não consumiu álcool durante a gravidez."

Isto não é uma permissão para beber durante a gravidez. O consumo de bebida alcoólica aqui descrito foi muito baixo e pode ser mal interpretado. Há potenciais causadores de confusão, também.

Para o resumo completo, clique aqui.

J Epidemiol Community Health publicado online em 5 de outubro de 2010 © 2010 por BMJ Publishing Group Ltd
Light drinking during pregnancy: still no increased risk for socioemotional difficulties or cognitive deficits at 5 years of age?. Yvonne J Kelly, Amanda Sacker, Ron Gray et al. Correspondências para Yvonne Kelly: y.kelly@ucl.ac.uk

Categoria: W. Gravidez/Planejamento Familiar. Palavras-chave: gravidez, álcool, consumo leve de álcool, risco, déficits cognitivos, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 22 de outubro de 2010