Escolha de fluidos para reposição em crianças com sepse

Estes pesquisadores quenianos e britânicos revisaram sistematicamente as evidências de estudos clínicos comparando cristaloides e coloides na fluidoterapia de crianças com infecção grave. Eles usaram o Medline, a PubMed, a Biblioteca Cochrane, o Embase, e listas de referência, procurando estudos que examinasse a fluidoterapia com soluções cristaloidais ou coloidais em enfermidades por infecção grave em crianças até 12 anos de idade.

Os pesquisadores descobriram que: "Nove estudos atenderam aos critérios, oito dos quais comparavam os cristaloides aos coloides. Todos os estudos foram conduzidos em ambientes com poucos recursos e incluíram predominantemente pacientes com choque por malária ou dengue hemorrágica. Nenhum dos estudos teve a mortalidade como desfecho primário. Três de seis estudos que relataram pelo menos uma morte mostraram maior sobrevivência entre as crianças que receberam reposição de coloides comparadas às que receberam cristaloides (razão de chance fixa de Peto variando entre 0,18 e 0,48). Os estudos que forneceram dados de mortalidade tinham algumas limitações metodológicas, portanto recomenda-se cautela ao interpretar este achado. Os estudos eram heterogêneos, por isso não foram calculadas estimativas combinadas. A revisão foi limitada pela inclusão apenas de estudos publicados."

Os pesquisadores concluíram que: "São fracas as evidências atuais na escolha de fluidos para reposição em crianças com infecções. Embora estudos existentes tenham fornecido evidências importantes na malária e na dengue, a fluidoterapia em crianças com sepse pediátrica, para as quais os coloides poderiam teoricamente ser benéficos, não foi estudada. As evidências de estudos existentes não são suficientemente robustas para fazer qualquer recomendação definitiva quanto à escolha de fluidoterapia e é necessário um estudo definitivo para tratar desta questão."

Os dados não são suficientes para saber se cristaloides ou coloides são a melhor escolha de fluido para crianças com sepse, embora os coloides pareçam ser o fluido de escolha na malária ou na dengue.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 341:c4416, 2 de setembro de 2010 © 2010 Akech et al.
Choice of fluids for resuscitation in children with severe infection and shock: systematic review. Samuel Akech, Hannah Ledermann, Kathryn Maitland,. Correspondências para K Maitland: kmaitland@kilifi.kemri-wellcome.org

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: fluidoterapia, cristaloide, coloide, sepse, crianças, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de setembro de 2010