Atendimento por telefone para promover o controle pessoal e reduzir custos

Estes autores dos EUA conduziram um estudo estratificado e randomizado de 174.120 indivíduos para avaliar o efeito de uma estratégia de gestão de atendimento por telefone nos custos médicos e na utilização de recursos. Coaches de saúde entraram em contato com indivíduos com condições médicas selecionadas e alto custo de atendimento de saúde previsto para instruí-los quanto a decisões compartilhadas, cuidados pessoais, e mudanças comportamentais. Os indivíduos foram inscritos aleatoriamente num grupo de apoio padrão ou num grupo de apoio intensificado. Embora as mesmas intervenções telefônicas tenham sido realizadas nos dois grupos, um número maior de indivíduos no grupo de apoio intensificado foi considerado elegível para treinamento através da redução de pontos de corte para custos futuros previstos e expansão do número de condições de saúde de qualidade.

Eles descobriram que: "Na linha de base, os custos médicos e a utilização de recursos foram semelhantes nos dois grupos. Após 12 meses, 10,4% do grupo de apoio intensificado e 3,7% do grupo de apoio padrão receberam a intervenção telefônica. Os custos médicos e farmacêuticos médiosmensais por pessoa no grupo de apoio intensificado foram 3,6% (US$7,96) mais baixos do que aqueles no grupo de apoio padrão (US$213,82 vs. US$221,78); uma redução de 10,1% em internações hospitalares anuais (significativa) respondeu pela maior parte da economia. O custo deste programa de intervenção foi de menos de US$2,00 por pessoa por mês."

Os autores concluíram que: "Um programa de gestão de atendimento direcionado por telefone foi bem-sucedido na redução de custos médicos e hospitalizações neste estudo populacional."

Não fica claro até que ponto a estratégia foi integrada aos serviços de atendimento primário.

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N Engl J Med 363:1245-1255, 23 de setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
A Randomized Trial of a Telephone Care-Management Strategy. David E. Wennberg, Amy Marr, Lance Lang, Stephen O’Malley, e George Bennett. Correspondências para Dr. Wennberg: dwennberg@healthdialog.com

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: atendimento por telefone, gestão de atendimento, cuidados pessoais, mudança de comportamento, treinamento, custos médicos, hospitalização, farmácia, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 19 de outubro de 2010