Implante de transcateter da válvula aórtica para estenose da aorta

Muitos pacientes com estenose grave da aorta e condições coexistentes não são candidatos para substituição cirúrgica da válvula aórtica. Recentemente, foi sugerido o implante de transcateter da válvula aórtica (TAVI) como tratamento menos invasivo para pacientes de alto risco com estenose aórtica. Estes pesquisadores dos EUA, Reino Unido e Canadá inscreveram aleatoriamente pacientes com estenose grave da aorta, os quais não foram considerados candidatos para cirurgia, para terapia padrão (incluindo valvoplastia aórtica por balão) ou implante de transcateter transfemoral de válvula pericárdia bovina expansível com balão. O desfecho primário foi a taxa de morte por qualquer causa.

Eles descobriram que: "Um total de 358 pacientes com estenose da aorta que não foram considerados candidatos aptos para cirurgia se submeteram a randomização em 21 centros (17 nos Estados Unidos). Em 1 ano, a taxa de morte por qualquer causa(análise de Kaplan-Meier) foi de 30,7% com TAVI, comparada a 50,7% com a terapia padrão. A taxa de desfecho composto de morte por qualquer causa ou nova hospitalização foi de 42,5% com TAVI comparada a 71,6% com a terapia padrão. Dentre os sobreviventes em 1 ano, a taxa de sintomas cardíacos (Associação Cardíaca de Nova York, classes III ou IV) foi mais baixa entre pacientes submetidos ao TAVI do que entre aqueles que receberam terapia padrão (25,2% vs. 58,0). Em 30 dias, o TAVI, comparado à terapia padrão, foi associado a uma incidência maior de derrames graves (5,0% vs. 1,1%) e complicações vasculares graves (16,2% vs. 1,1%). No ano seguinte ao TAVI, não houve deterioração no funcionamento da válvula bioprotética, conforme avaliado pela evidência de estenose ou regurgitação num e cocardiograma."

Os autores concluíram que: "Em pacientes com estenose grave da aorta que não são candidatos aptos a cirurgia, o TAVI, comparado á terapia padrão, reduziu significativamente as taxas de morte por qualquer causa, o desfecho composto de morte por qualquer causa ou nova hospitalização, e sintomas cardíacos, apesar da incidência mais alta de derrames e eventos vasculares graves."

Uma opção que pode ser considerada na população correspondente se o custo for razoável.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med online em 22 de setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Transcatheter Aortic-Valve Implantation for Aortic Stenosis in Patients Who Cannot Undergo Surgery. Martin B. Leon, Craig R. Smith, Michael Mack, et al. Correspondências para Dr. Leon: ml2398@columbia.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: válvula aórtica, estenose, substituição, morte, hospitalização, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 19 de outubro de 2010