Gerenciamento de quelóides e cicatrizes hipertróficas

Na edição de 1o de agosto de 2009 da American Family Physician se encontra uma análise crítica intitulada “Gerenciamento de quelóides e cicatrizes hipertróficas”, escrita por Gregory Juckett e Holly Hartman-Adams, que se inicia da seguinte maneira: "Quelóides e cicatrizes hipertróficas representam uma resposta à cicatrização exuberante que se mantém como um desafio para os médicos. Pacientes com alto risco de quelóides têm normalmente menos de 30 anos e têm a pele mais escura. A pele exterior, ombros e ante-braços, lóbulos das orelhas, e bochechas são mais suscetíveis ao desenvolvimento de quelóides e cicatrizes hipertróficas. Traumas de alto risco incluem queimaduras, perfuração da orelha, e qualquer fator que prolongue a cicatrização da ferida. A formação de quelóides pode ser frequentemente prevenida se antecipada com imediata membrana de elastômero de silicone, amarrando para reduzir a tensão da pele, ou injeções de corticóide.

" Quando estabelecidas, as quelóides são difíceis de tratar, com alta taxa de recorrência independentemente de terapia. Evidências apoiam a membrana de silicone, curativos compressivos e injeções de corticóide como tratamentos de primeira linha. A crioterapia pode ser útil, mas deve ser reservada para lesões menores. A remoção cirúrgica de quelóides possui uma alta recorrência a menos que combinada com uma ou mais terapias-padrão. Opções pós-cirúrgicas alternativas para cicatrizes refretárias incluem o laser de corante pulsado, radiação, e possivelmente creme imiquimod. Injeções de verapamil intra-lesional, fluorouracil, bleomicina, e interferon alfa-2b aparentam ser beneficiais para o tratamento de quelóides estabelecidas. Apesar da popularidade de cremes sem prescrição à base de ervas, a indicação para seu uso é ambígua, e há pouca evidência sobre a eficácia da vitamina E no caso. "

Para a crítica completa, clique aqui.

American Family Physician 80(3):253-260 © 2009 para the American Academy of Family Physicians
Gerenciamento de quelóides e cicatrizes hipertróficas . Gregory Juckett e Holly Hartman-Adams. Correspondências para Gregory Juckett gjuckett@hsc.wvu.edu

Categoria: P. Pele. Palavras-chave: quelóides, cicatrizes hipertróficas, gerenciamento, análise crítica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Postado no Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010